Ogilvy repete fórmula de vacina em campanha
Um ano depois do premiado case "Vacina Antirrival", agência usa realidade virtual para transformar o medo em diversão
Um ano depois do premiado case "Vacina Antirrival", agência usa realidade virtual para transformar o medo em diversão
Bárbara Sacchitiello
4 de maio de 2017 - 14h15
Crianças, vacinação e algo que torna aquele ambiente apavorante para quem tem medo de agulhas em um universo lúdico e divertido. Essa fórmula foi apresentada pela Ogilvy Brasil no ano passado, no case “Vacina Antirrival”. Na ocasião, a ação foi feita pela BandSports e decorou um laboratório de São Paulo com as cores e elementos dos quatro maiores clubes do Estado. Ao entrar para ser vacinada contra o vírus H1N1, a criança, na verdade, acreditava que estava sendo imunizada contra seu time-rival.
Um ano depois, a agência repete a fórmula. Com outro anunciante – e sem a temática esportiva – a Ogilvy, novamente, procura criar uma alternativa para tornar a experiência da vacinação menos traumática. Dessa vez, a ação ainda está em fase de testes e foi desenvolvida para o laboratório Hermes Pardini. E, em vez de bandeiras e camisas do Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos, entra o universo lúdico da realidade virtual.
Em parceria com a Vetor Zero, que desenvolveu o conteúdo, a ação VR Vacina deve, segundo a agência, ser aplicada nas unidades do Hermes Pardini localizadas em São Paulo, Minas Gerais e em Goiânia. Ao chegar no laboratório, a criança recebe um óculos de realidade virtual e começa a ver personagens que contam uma história e avisam que irão lhe transmitir um super-poder – que, na verdade, é a vacina.
Questionado sobre as razões que levaram a agência a repetir a temática do ano passado, Claudio Lima, vice-presidente nacional de criação da agência, diz que a ideia partiu do próprio anunciante. “Esse ano a decisão foi mais do Hermes Pardini do que nossa. Eles viram nosso case de vacina do ano passado e aí nos desafiaram a fazer algo interessante para a marca. E, como temos uma área de Health muito forte na agência, já estávamos trabalhando o VR como uma forma de ajudar pacientes em outras áreas”, diz o VP de criação.
No ano passado, a ideia da agência rendeu frutos. A Ogilvy conquistou oito prêmios em festivais com a Vacina Antirrival, sendo dois no Cannes Lions (uma Prata em Promo & Activaction e outra, em Pharma).
Segundo Lima, a ideia para o novo trabalho veio da própria realidade. “A inspiração veio dos nossos próprios filhos. Os meus, por exemplo, berram, choram e dão um show e já consigo imaginá-los usando a tecnologia. Com a ideia em mãos, a Ogilvy fez uma parceria com a Vetor Zero, que criou todo esse mundo virtual e a tecnologia para que isso funcionasse”, conta.
Assista ao case VR Vacina e, abaixo, relembre o “Vacina Antirrival”, criado no ano passado:
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