Os estreantes do Cannes Lions: Andrea Siqueira
Meio & Mensagem mostra as impressões dos brasileiros que, pela primeira vez, irão julgar os trabalhos no Festival; diretora executiva de criação da Isobar participa do júri de Creative eCommerce
Os estreantes do Cannes Lions: Andrea Siqueira
BuscarOs estreantes do Cannes Lions: Andrea Siqueira
BuscarMeio & Mensagem mostra as impressões dos brasileiros que, pela primeira vez, irão julgar os trabalhos no Festival; diretora executiva de criação da Isobar participa do júri de Creative eCommerce
Bárbara Sacchitiello
25 de maio de 2018 - 13h05
A história de Andrea Siqueira com o Festival de Cannes começou há quase duas décadas. No ano 2000, quando estava iniciando a carreira, foi selecionada para representar o Brasil no Young Lions, projeto do Festival direcionado a jovens profissionais. Desde então, Andrea voltou várias vezes para a Riviera Francesa para participar do Cannes Lions, seja para assistir ao conteúdo do evento ou até mesmo para receber Leões que conquistou na trajetória como profissional.
Dessa vez, a experiência da diretora executiva de criação da Isobar Brasil será diferente. A criativa foi convidada para integrar o grupo de jurados de Creative eCommerce, categoria que, pela primeira vez, terá seu lugar na agenda do Festival. Tantas estreias deixam a profissional animada. “É uma grande responsabilidade e um reconhecimento. Sou uma entusiasta da profissão e adoro o exercício de defender um bom trabalho no júri”, diz.
Embora seja estreante em Cannes, Andrea é bem experiente na função de jurada. Já participou da avaliação de trabalhos de importantes festivais internacionais como D&AD, Clio, One Show e El Ojo de Iberoamerica – neste último, no ano passado, presidiu o júri de Innovation. Além disso, também já participou do grupo de jurados de premiações nacionais, como Desafio Estadão e Clube de Criação.
Para se preparar para julgar os trabalhos de Creative eCommerce em Cannes, a criativa está, inclusive, aproveitando a recente experiência que teve em outro festival. “Aproveitei o julgamento online do Festival El Sol, do qual participei recentemente, para conhecer os cases de língua espanhola”, conta.Diferentemente de outros colegas brasileiros que também serão jurados em Cannes, Andrea ainda não está tendo a tarefa de pré-julgar os trabalhos da categoria. Um contato muito importante, no entanto, já foi feito. “Recebi o contato do presidente Nick Law, um profissional que admiro bastante”, conta ela, em referência ao presidente do Publicis Communications e líder criativo global do Publicis Groupe.
A profissional também terá o desafio de definir os primeiros critérios de avaliação de uma categoria que, até o ano passado, não fazia parte da estrutura do Festival. Como parte dos esforços de reorganização do Cannes Lions, a organização excluiu algumas categorias e redefiniu outras. Na opinião da jurada, Creative eCommerce irá absorver uma parte dos trabalhos de sites e apps que antes pertenciam à extinta categoria Cyber. “Imagino que as ideias inscritas são projetos que tornem a jornada do consumidor, do encantamento à transação, leve, divertida e eficiente”, comenta.
Leia também outros perfis da série “Os estreantes do Cannes Lions”:
Cesar Toledo
Kito Siqueira
Patricia Bartuira
Paulo Coelho
Compartilhe
Veja também
Agency Scope: as campanhas preferidas dos executivos de marketing
"Feito de Futuro", do Itaú, e "Gerações", da Volkswagen, são os cases recentes mais admirados pelos profissionais de anunciantes ouvidos pela consultoria Scopen
Africa Creative e AlmapBBDO são as melhores agências, segundo Agency Scope
Empresas lideram a décima edição do ranking, elaborado com base na opinião de 409 executivos de marketing