Pesquisa aponta crescimento na importância do trade marketing
Levantamento da Ampro com Omelete Consultoria analisa relação entre varejistas e agências de trade marketing
Pesquisa aponta crescimento na importância do trade marketing
BuscarPesquisa aponta crescimento na importância do trade marketing
BuscarLevantamento da Ampro com Omelete Consultoria analisa relação entre varejistas e agências de trade marketing
Embora 66% dos varejistas demonstrem satisfação com as agências que os atendem e 82% afirmam ter alto grau de confiança nas mesmas, 71% têm equipes próprias dedicadas ao trade marketing. Esses são alguns dos apontamentos da pesquisa “O que as agências, a indústria e o varejo pensam sobre o Trade Marketing?”, apresentada pela Ampro (Associação de Marketing Promocional) em evento realizado em São Paulo, nesta quarta-feira, 17.
Realizada em parceria com a Omelete Consultoria, o estudo qualitativo feito por meio de entrevistas, presenciais e telefone, busca debater a importância do trade marketing no momento atual e os dados anteriores comprovam que o modelo de marketing permanece uma estratégia de comunicação relevante para os varejistas de diferentes segmentos e agências especializadas entrevistados. Cerca de 99% diz que o trade marketing tem mais importância hoje do que há cinco anos.
Dentre os varejistas, as estratégias de maior expressão continuam a ser materiais em PDV, promotores e tecnologia. Cerca de 83% consideram expressivo o trabalho dos promotores para a oferecer uma experiência de qualidade para o consumidor. A tecnologia, por outro lado, deixa a desejar: 71% diz que a que utilizam hoje não atende a totalidade de suas necessidades. “Os varejos estão sinalizando que precisam de ajuda, e estão abertos para contribuir, inclusive com a troca e dados. Isso já ocorre no mercado americano há mais de um década, a real colaboração entre varejo, indústria e agencias. Acredito que a pressão constante por melhores resultados motiva essa evolução”, diz Sergio Alves, diretor do Comitê de Trade Marketing da Ampro.
Volume de vendas do varejo cai 0,5% em julho
A pesquisa aponta ainda que os varejistas procuram por parceiros mais estratégicos e proativos e esse desejo se reflete na opinião das agências. Dos entrevistados da indústria da comunicação, 60% consideram que seu trabalho é mais tático, mas 100% querem participar mais ativamente da estratégia de seus clientes.
“Os maiores desafios do trade para a indústria é estabelecer parcerias mais estratégicas com toda a cadeia e gerar insights reais com todos os dados coletados na ponta. Para o varejo é ter indústria mais próxima como parceiro e trabalhar a multicanalidade. E para as agências é participar mais da estratégia das industrias e aumentar a proximidade com o varejo”, afirma o Alves.
Compartilhe
Veja também
Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade
Rede de varejo trabalha com a WMcCann desde 2018 e abriu processo para rever empresa responsável pelas campanhas e ações de comunicação
KFC presenteia clientes com ossinhos de frango premiados
A ação criada pela DM9 faz referência aos palitos de sorvete premiados, que marcaram os verões brasileiros