Burger King revela seu diferencial: o churrasco
Rede investe em publicidade institucional e se associa ao churrasco para criar proximidade com o brasileiro
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Nathalie Ursini
1 de novembro de 2011 - 4h30
Depois da campanha “Whopper Face”, premiada no Festival de Cannes de 2010, com a impressão do rosto do consumidor na embalagem do sanduíche, e do mais recente comercial com a participação do lutador Anderson Silva, Burger King optou por uma linguagem mais didática em sua nova campanha, criada pela Ogilvy e produzida pela ParanoidBR. Desta vez, a rede que está há sete anos no Brasil associa sua marca a um elemento tipicamente brasileiro: o churrasco.
A campanha “Grelhado no fogo como churrasco” estreia nesta terça-feira, 1º, com filme em TV aberta e fechada, spots de rádio, mídia exterior, cinema e material no ponto de venda. “Esse é o grande diferencial do Burger King como produto, mas pouca gente conhece ou sabe porque nosso produto tem esse sabor, e é isso que queremos contar: o Burger King trabalha com grelha de verdade, com fogo de verdade, e por isso nossos lanches tem gosto de comida de verdade”, detalha Ariel Grunkraut, diretor de marketing da rede no Brasil.
A campanha da Ogilvy fica no ar até o fim do ano. A ideia é consolidar a rede de fast-food no mercado brasileiro, onde tem como principal concorrente o líder McDonald’s. A ação segue a mesma linha da campanha recente criada pela McGarryBowen, que atende o anunciante nos Estados Unidos (veja aqui).
Para chamar a atenção do público, a ação brasileira busca estimular os vários sentidos do consumidor. O filme mostra o processo de produção do lanche, explorando a visão, o aroma e a suculência das carnes. O filme fala da importância dos sentidos como aroma, tato e visão, e termina dizendo que nenhum sentido é mais importante do que sentir o sabor de comida de verdade. “Queremos mostrar como é para quem não conhece, e para quem já conhece explicar porque é diferente”, explica Grunkraut.
Segundo o diretor de marketing, a campanha surgiu após a rede fazer uma pesquisa no Brasil e descobrir que o consumidor não sabe identificar de onde vem a diferença entre os produtos do Burger King e dos seus principais concorrentes. “Todos usam chapas, nós usamos grelhas. Mas o público não sabia disso. É o momento certo para explicar”, defende ele. Para criar proximidade com o consumidor brasileiro, o Burger King adotou o churrasco como parâmetro. “O churrasco está presente em todas as classes sociais, em todas as idades e independe de sexo”, realça Grunkraut.
Em paralelo com essa campanha, a rede aposta na comunicação dentro de suas lojas para explicar o conceito do refil em seus restaurantes. “Não é uma prática que os brasileiros estão habituados”, argumenta o diretor de marketing. Para isso, serão feitas ações dentro das lojas mostrando que o sistema refil pode ser utilizado em todas as unidades do Burger King por até 30 minutos. Com isso, a rede aposta na iniciativa “Faça do seu jeito” em que o consumidor pode adicionar ou alterar os ingredientes.
De acordo com o anunciante, esta pode ser considerada a primeira campanha institucional da rede, que quer mostrar ao cliente que a o Burger King permite que ele escolha o que quer, desde os ingredientes do lanche até a possibilidade de tomar dois tipos diferentes de refrigerante.
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