Ibope Monitor: publicidade cresce 16% em 2011
Casas Bahia e Y&R mantêm liderança, e Unilever, Reckitt Benckiser e Cervejaria Petrópolis são destaques dentre anunciantes
Ibope Monitor: publicidade cresce 16% em 2011
BuscarIbope Monitor: publicidade cresce 16% em 2011
BuscarCasas Bahia e Y&R mantêm liderança, e Unilever, Reckitt Benckiser e Cervejaria Petrópolis são destaques dentre anunciantes
Felipe Turlao
19 de janeiro de 2012 - 6h16
Os investimentos em publicidade no Brasil saltaram 16% em 2011 na comparação com o ano anterior, de acordo com dados divulgados pelo Ibope Monitor. Dentre as mídias não houve grandes variações, já que a TV aberta continua com sua participação de 53%, Jornal perdeu um ponto e ficou com 20%, e Revista e TV por Assinatura mantiveram 8%. A Internet saltou dois pontos e descolou de Radio, com 6% e 4% respectivamente.
Casas Bahia segue como maior anunciante, mas chamaram as atenções a alta de 35% nos investimentos da Unilever, segunda colocada, e a subida da Reckitt Benckiser da oitava para a quarta colocação, ficando atrás da Ambev e à frente da Hyundai Caoa, que reduziu os investimentos e caiu da terceira para a quinta posição. A Cervejaria Petrópolis também ampliou bastante seus investimentos, atingindo o sexto lugar (era décimo segundo em 2010). Caixa, Volkswagen, Procter&Gamble e Fiat fecham o Top Ten.
Dentre as agências, a Y&R continua na liderança, seguida por AlmapBBDO, Ogilvy, JWT, WMcCann, Euro RSCG, BorghiErh/Lowe, Africa, Neogama/BBH e Publicis.
Já as praças com maior crescimento foram Interior de São Paulo, Fortaleza e Brasília, com altas de 22%, 20% e 19%. Dentre os setores da economia, Varejo continua na liderança com 22% de participação, mas o destaque ficou por conta de Higiene Pessoal e Beleza, que foi da quinta para a terceira colocação. Veículos terminou em segundo novamente, e Serviços ao Consumidor e Mercado Financeiro e Seguros perderam espaço no ranking para Higiene.
Os números do Monitor Evolution, do Ibope, consideram 39 praças e nove meios (TV aberta, jornal, revista, TV por assinatura, internet, rádio, cinema, mobiliário urbano e outdoor). Os rankings não levam em conta os descontos normalmente negociados entre as partes, computando os valores expressos nas tabelas dos veículos – o que causa uma grande distorção nos números absolutos de investimentos de anunciantes e agências, muito acima da realidade. Além disso, o instituto tem por critério valorar todo e qualquer espaço ocupado, seja ele gratuito ou não.
Confira abaixo rankings de agências e anunciantes:
Posição | Agências | Investimento (em R$ mil) |
1 | Y&R | 6.166.240 |
2 | AlmapBBDO | 2.784.773 |
3 | Ogilvy | 2.630.036 |
4 | JWT | 2.359.939 |
5 | WMcCann | 2.284.656 |
6 | Euro RSCG | 2.245.958 |
7 | BorghiErh/Lowe | 1.943.703 |
8 | Africa | 1.811.320 |
9 | Neogama/BBH | 1.791.391 |
10 | Publicis* | 1.768.703 |
11 | Giovanni+DraftFCB | 1.733.882 |
12 | Z+ | 1.685.649 |
13 | F/Nazca S&S | 1.634.957 |
14 | DM9DDB | 1.579.892 |
15 | Multi Solution | 1.249.330 |
16 | PPR | 1.235.994 |
17 | Talent | 1.211.968 |
18 | Leo Burnett | 1.181.765 |
19 | Loducca | 1.116.814 |
20 | Artplan | 984.568 |
*Soma de Publicis Brasil, Salles Chemistri e Publicis Red Lion
Top 10 Anunciantes | Investimento | ||
R$ mil | Posição 2011 | Posição 2010 | |
Casas Bahia | 3.371.015 | 1 | 1 |
Unilever | 2.609.250 | 2 | 2 |
Ambev | 1.314.751 | 3 | 4 |
Reckitt Benckiser | 1.179.321 | 4 | 8 |
Hyundai Caoa | 1.098.751 | 5 | 3 |
Cervejaria Petropolis | 1.097.790 | 6 | 12 |
Caixa | 1.092.777 | 7 | 5 |
Volkswagen | 989.681 | 8 | 10 |
Procter & Gamble | 979.939 | 9 | 9 |
Fiat | 956.683 | 10 | 7 |
Leia também:
Agências e anunciantes que mais crescem
Compartilhe
Veja também
Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade
Rede de varejo trabalha com a WMcCann desde 2018 e abriu processo para rever empresa responsável pelas campanhas e ações de comunicação
KFC presenteia clientes com ossinhos de frango premiados
A ação criada pela DM9 faz referência aos palitos de sorvete premiados, que marcaram os verões brasileiros