Cannes completa júri brasileiro
João Ciaco, Dulcídio Caldeira e Leo Xavier vão representar o País nas áreas de Creative Effectiveness, Film Craft e Mobile
João Ciaco, Dulcídio Caldeira e Leo Xavier vão representar o País nas áreas de Creative Effectiveness, Film Craft e Mobile
Felipe Turlao
15 de fevereiro de 2012 - 5h20
O Festival Internacional de Criatividade de Cannes completou a lista de brasileiros que estarão nos júris da edição 2012, que acontece de 17 a 23 de junho. Além dos 11 nomes já anunciados no domingo, 12, o jornal O Estado de S.Paulo, veículo que representa o evento no Brasil, informou nesta quarta-feira, 15, que também estarão nos júris: João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat e presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), em Creative Effectiveness; Dulcídio Caldeira, diretor da ParanoidBR, em Film Craft; e Léo Xavier, CEO do Grupo Mobi, em Mobile. Com isso, apenas a estreante área de Branded Content & Entertainment não terá jurado brasileiro.
Com isso, fica assim o time de 14 jurados brasileiros do Cannes Lions 2012:
Titanium & Integrated – Mario D’Andrea (Fisher&Friends)
Creative Effectiveness – João Batista Ciaco (Fiat)
Film – Guga Ketzer (Loducca)
Film Craft – Dulcídio Caldeira (ParanoidBR)
Press – Manir Fadel (Lew’Lara\TBWA)
Outdoor – Wilson Mateos (DM9DDB)
Cyber – Luciana Haguiara (AlmapBBDO)
Radio – Roberto Fernandez (JWT)
Media – Gustavo Gaion (Y&R)
Promo – Anselmo Ramos (Ogilvy)
Direct – Carlos Domingos (Age Isobar)
Design – Renata Melmann (100% Design)
PR – Flavio Castro (FSB)
Mobile – Léo Xavier (Grupo Mobi)
Segundo Fabio Costa, diretor de mercado anunciante de O Estado de S.Paulo, os jurados brasileiros terão uma função a mais neste ano. O Estadão organizará comitês para cada uma das 15 áreas contempladas em Cannes para os quais serão convidados profissionais do mercado responsáveis pelas inscrições das peças. A meta é melhorar a qualidade das apresentações. “Queremos ampliar o número de inscrições, de agências participantes e de Leões conquistados. Acreditamos que com a crise na Europa o desempenho do Brasil possa ser ressaltado”, afirma Fabio Costa.
Ele cita como exemplos de itens que devem ser aperfeiçoados as traduções em Radio, a qualidade das legendas em Film e a adaptação do senso de humor brasileiro para facilitar o entendimento de jurados de diversas culturas diferentes.
Segundo Costa, a implementação dos comitês chamou a atenção da Emap — organizadora do Festival de Cannes — e o modelo poderá ser replicado em outros países. As informações sobre inscrições também estarão disponíveis em um site do Estadão sobre Cannes, que será lançado em breve. O jornal lançará ainda campanha criada pela Fischer&Friends para ajudar a ampliar as inscrições.
Confira aqui a reportagem sobre os 11 jurados brasileiros anunciados no domingo, 12, onde já era adiantado que novos nomes deveriam ser adicionados no decorrer desta semana.
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