Bebê leva Itaú à liderança em recall
Pela primeira vez, o banco fica em primeiro lugar na pesquisa de Lembrança de Marcas na Propaganda, do Datafolha
Pela primeira vez, o banco fica em primeiro lugar na pesquisa de Lembrança de Marcas na Propaganda, do Datafolha
Meio & Mensagem
29 de fevereiro de 2012 - 4h50
O comercial estrelado por um bebê que cai na gargalhada quando seu pai rasga uma folha de papel catapultou o banco Itaú à liderança isolada da pesquisa Lembrança de Marcas na Propaganda de TV, realizada pelo Datafolha e publicada com exclusividade por Meio & Mensagem. Um em cada cinco paulistanos apontou o filme como preferido e mais lembrado no mês de janeiro. A peça faz parte da campanha “Itaú sem papel”, para incentivar os clientes do banco a substituir os extratos bancários enviados pelo correio pela versão digital.
Com 22,9% das menções, Itaú retorna à lista das mais lembradas após seis meses fora. Casas Bahia (com 11,6%) e Fiat (9,5%) dividem a segunda posição. Fiat retorna após um mês de afastamento e Casas Bahia desce uma colocação em relação ao mês anterior.
Seis marcas empatadas estatisticamente dividem a terceira colocação: Dolly (6,5%), Skol (5,6%), Brahma (5,3%), Coca-Cola (5,2%), Omo (4,5%) e Antarctica (4,3%). Dolly, Skol e Coca-Cola descem um patamar, Brahma e Antarctica mantêm percentual e colocação e Omo volta à disputa após um mês distante.
Fechando o grupo das mais lembradas estão Volkswagen e Extra (3,6%, cada), sendo que a montadora volta após um mês de ausência e Extra, apesar do percentual semelhante, desce um degrau.
No mês de janeiro, cerca de um em cada cinco paulistanos elegeram a propaganda do Itaú (19,3%) como preferida, o que a coloca na liderança isolada. Em segundo lugar aparecem Casas Bahia (3,3%), Dolly (2,6%), Skol (2,4%), Fiat (2,3%), Hyundai (1,7%) e Antarctica (1,6%). Fechando o ranking figuram três marcas estatisticamente empatadas: Volkswagen (1,4%), Brahma (1,2%) e Pepsi (1,1%).
Do total de entrevistados, 17,8% disseram não se lembrar de marcas na propaganda de TV nos últimos 30 dias e 21,4% não apontaram uma propaganda favorita.
Confira, a seguir, os rankings de lembrança e preferência:
Metodologia
TÉCNICA: pesquisa quantitativa com abordagem pessoal em ponto de fluxo, com estratificação por sexo e idade. As entrevistas foram realizadas mediante aplicação de questionário estruturado.
UNIVERSO: população, em geral, a partir de 16 anos, residente na cidade de São Paulo.
AMOSTRA: total de 609 entrevistas.
CHECAGEM: cobre no mínimo 20% do material de cada pesquisador.
DATA DE CAMPO: 2 e 3 de fevereiro de 2012 .
MARGEM DE ERRO MÁXIMA PARA O TOTAL DA AMOSTRA: quatro pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.
OBSERVAÇÃO: estatisticamente, o resultado obtido que tem a margem de erro máxima é o que se aproxima de 50%. À medida que os resultados obtidos se afastam dos 50%, a margem de erro diminui.
SOBRE O 30 SEGUNDOS: Ferramenta do Instituto de Pesquisas Datafolha elaborada com o objetivo de monitorar o desempenho das marcas em propagandas de TV entre a população da cidade de São Paulo. Traz dados referentes ao total de peças veiculadas e segmentadas por categorias de produtos. Para obter informações adicionais, entrar em contato pelo site www.datafolha.com.br.
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