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Comunicação

Esperança é a palavra da moda no Japão

Um ano após o terremoto que matou milhares de pessoas no país, Dentsu revela estudo que mostra um novo pensamento no país


9 de abril de 2012 - 5h00

Em 11 de março de 2011, a costa nordeste do Japão foi acometida pelo terremoto de nove graus na escala Richter que deixou mais de 19 mil pessoas mortas. A tragédia, naturalmente, afetou o mercado de comunicação. Muitas empresas cortaram verbas e investir em garotos-propaganda deixou de fazer sentido para empresas do país, como no caso de Sony com Kaká.

Os resultados da Dentsu, maior agência do mundo em receitas, tiveram um breque importante neste período. Com receitas de US$ 2,7 bilhões, a empresa cresceu 2,7%, bem menos do que os grupos WPP, Omnicom, Publicis e Interpublic, que tem a maior parte de seus negócios no Ocidente.

Mas ao mesmo tempo, o país completa um ano de terremoto com esperança. A palavra, pelo menos, é a mais lembrada pela população do país em uma pesquisa feita pela Dentsu sobre as expectativas para o ano de 2012.

A pedido do Meio&Mensagem, Shusaku Kannan, executivo senior da divisão de comunicação da Dentsu, escreveu um texto sobre os doze meses da tragédia, no qual ele demonstra o espírito polido e discreto dos japoneses. Mas não sem alguma emoção. E, claro, esperança.

Confira:

"Em janeiro de 2012, a Dentsu conduziu uma pesquisa sobre as atitudes de pessoas em três áreas do Japão, já que em 11 de março se completará um ano do Terremoto no Leste do país.

O estudo envolveu 1,5 mil pessoas com idades entre 18 e 69 anos, tanto homens quanto mulheres, da região metropolitana de Tóquio, da região de Kansai (sudoeste do País) e da região de Tohoku (nordeste), esta, área onde ocorreu a tragédia. 

Os resultados mostraram que os respondentes têm uma atitude positiva e iluminada para 2012, e que estão na expectativa do que este ano irá trazer. Os pontos principais são estes:

1) Quando perguntadas que palavra expressa melhor o Japão para 2012, “esperança” surgiu em primeiro lugar na lista;

2) Este ano é Olímpico, então há grandes expectativas de que os atletas japoneses irão tornar o mundo um lugar mais iluminado para as pessoas do país;

3) Seguem crescendo as lembranças sobre importância dos “laços familiares” e “economia de energia como parte do orçamento das famílias”.

Por conta disso, este 11 de março de 2012 será um dia para lembranças, mas também será o dia em que as pessoas no Japão se focarão em preparação para desastres e segurança. Além de criar novas maneiras de dar apoio à recuperação e reconstrução do país".

Shusaku Kannan, executivo senior da divisão de comunicação da Dentsu

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