Assinar

Sem surpresas Cannes Predictions destaca Nike e Wieden

Buscar

Sem surpresas Cannes Predictions destaca Nike e Wieden

Buscar
Publicidade
Comunicação

Sem surpresas Cannes Predictions destaca Nike e Wieden

Confira lista produzida pela Leo Burnett, que traz comerciais da F/Nazca S&S como únicos cases brasileiros


12 de junho de 2012 - 12h29

* Colaborou Mariana Barbosa

A Leo Burnett lança a edição 2012 do Cannes Predictions, lista que traz os trabalhos que a agência acredita ter potencial para conquistar Grand Prix e Ouros no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que começa neste domingo, 17. A relação é feita pelo comando criativo global da Leo Burnett a partir de informações enviadas pelos escritórios da rede ao redor do mundo.

Dos 40 cases da lista, 16 são dos Estados Unidos, sete do Reino Unido, dois de Austrália e África do Sul, e um da Nova Zelândia, o que demonstra amplo domínio dos países de língua inglesa, em um total de 28 campanhas relacionadas. Os outros países com cases citados no Cannes Predictions 2012 são Alemanha (2), Japão (2), Itália (1), França (1), Bélgica (1), Holanda (1), Suécia (1), Argentina (1), Noruega (1) e Brasil (1).

O Brasil está presente na lista com a F/Nazca S&S, que emplacou uma série de comerciais para Nike, composta por "Addiction”, que divulgava a linha Nike Run, e “Before & After”, uma homenagem ao ex-jogador Ronaldo.

No ano passado, o Brasil teve dois cases citados: “República Popular do Corinthians”, também da F/Nazca para Nike (que acabou tendo resultados abaixo do esperado, com apenas um Bronze em Media Lions), e “Carinho de Verdade”, a ação da Monumenta para o Conselho Nacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, do Sesi, que incluiu a projeção “Abraço do Cristo” (vencedor de Bronze em Outdoor Lions). Em 2010, o Brasil ficou de fora da lista e em 2009 emplacou “Cachorro-Peixe”, da AlmapBBDO para Volkswagen, que faturou Leão de Ouro em Film Lions.

Dentre as agências, destaque para a Wieden+Kennedy, com cinco cases, seguida por Leo Burnett e BBH, com quatro. Com duas citações, vêm a seguir a 72andSunny, Crispin, Porter + Boguksy e a rede S&S, com a já mencionada participação da F/Nazca e um case da argentina Del Campo. Em 2011, havia maior equilíbrio, já que W+K, Saatchi&Saatchi e Leo Burnett tiveram quatro trabalhos cada.

Já se considerados os anunciantes, mais uma vez a Nike surge como grande favorita para Cannes, com três citações (isso sem contar o fato de que os cases da F/Nazca são diferentes, o que elevaria o número para quatro). O Google também teve três cases, criados por R/GA, Hakuhoro e BBH. No ano passado, a Nike havia sido indicada com três trabalhos e o Google e Volkwagen com dois.

Erros e acertos em 2011

No ano passado, a lista também foi dominada por países de língua inglesa. Os Estados Unidos tiveram 20 trabalhos, ou metade da lista, e Reino Unido e Austrália apareceram com três. A lista teve grandes acertos, especialmente “The Entrance” da Wieden + Kennedy para Heineken, “Write the Future”, da W+K para Nike, “The Force”, da Deutsch para Volkswagen, “Responde Campaign, da W+K para Old Spice, “After Hours Athlete”, da Droga5 para Puma, “Born in Fire”, da W+K para Chrysler e “Decode Jay-Z With Bing”, da Droga5 para Bing e Jay-Z.

No entanto, dois dos cases mais premiados do festival ficaram de fora da lista. Tratam-se de “American Rom”, da McCann Bucareste para o chocolate Rom, dono de nove Leões, e o Grand Prix de Mídia da coreana Cheil, com a loja “Homeplus Subway Virtual Store” para Tesco. Será que em 2012 o Festival de Cannes trará alguma surpresa que nem msmo a lista da Leo Burnett foi capaz de detectar?

Confira abaixo os 40 cases indicados pelo Cannes Predictions de 2012:
 

wraps

Organ Donor Foundation – ‘Leila’ from Lowe CT on Vimeo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário escolhe Gabriel Medina para apresentar marca masculina

    O Boticário escolhe Gabriel Medina para apresentar marca masculina

    Marca tem investido em novas estratégias e campanhas para ampliar presença entre os homens

  • Mastercard convida fãs a participarem de clipe da Lady Gaga

    Mastercard convida fãs a participarem de clipe da Lady Gaga

    Os brasileiros que desejarem integrar a ação devem ter residência fixa nos Estados Unidos ou Canadá