10 tendências para 2013 segundo a JWT
Oitava edição do estudo identifica dez comportamentos que devem mexer com a sociedade contemporânea no futuro próximo em todo o mundo
Oitava edição do estudo identifica dez comportamentos que devem mexer com a sociedade contemporânea no futuro próximo em todo o mundo
Meio & Mensagem
7 de dezembro de 2012 - 2h37
A JWT divulgou nesta semana um estudo global de tendências para 2013, identificando dez comportamentos que devem se consolidar no próximo ano. Esta é a oitava edição do estudo, que se baseia em pesquisas quantitativas e qualitativas, em entrevistas com especialistas e influenciadores de diferentes mercados e no trabalho de cerca de 70 profissionais de planejamento de mais de 20 escritórios da rede.
Leia, abaixo, um resumo de cada uma delas. As três tendências que, segundo a agência, mais repercutem no mercado brasileiro são: “tudo é varejo”, “privado público” e a “era do superestresse”.
1 – Jogar é uma vantagem competitiva: com rotinas de trabalho e funções sociais que nos deixam pouco tempo livre, o estudo identifica que momentos de diversão e lazer estão se tornando algo até estratégico para adultos – e deixando de ser apenas “coisa de criança”;
2 – A era do superestresse: o efeito nocivo dessa rotina está se tornando algo maior e insuportável, aumentando custos de saúde pública, preocupando empresas e marcas. Disso decorre um esforço de diversas instituições em reduzir ou prevenir o stress quando for possível. Um movimento notado no País, por exemplo, é a adoção da causa das bicicletas nos grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo, meio de locomoção não poluente que também traz benefícios físicos.
3 – Objetos inteligentes: produtos do dia-a-dia se tornarão mais inteligentes e a tecnologia estará embutida em tudo, de relógios a camisetas, nos ajudando a medir, navegar e orientar o mundo ao nosso redor;
4 – Personalização previsível: como resultado da tecnologia mais disseminada, geraremos mais dados do que nunca. Isso facilitará a personalização de serviços, ofertas e comunicação, permitindo a marcas segmentar cada vez mais sua abordagem e a serem mais precisas ao atingir o consumidor;
5 – Digitais móveis: os smartphones caminham para se tornar uma versão reduzida de nós mesmos, sendo uma espécie de impressão digital daquilo que detemos: carteiras, chaves, banco de dados sobre nossa saúde e muito mais;
6 – Explosão sensorial: como resposta a uma vida cada vez mais virtual, deveremos valorizar experiências que mexam com nossos sentidos, o que fará marcas se esforçarem mais em criar produtos ou situações que impactem a vida dos consumidores dessa forma;
7 – Tudo é varejo: o comportamento de compra deixará de ser apenas em lojas online ou off-line, expandindo para novas plataformas e lugares graças à tecnologia mobile; no Brasil, o Pão de Açúcar já testa vitrines virtuais que permitem compra por celular, usando um aplicativo próprio;
8 – Peer power: as pessoas devem valorizar cada vez mais a experiência de compra de produtos vendidos por seus semelhantes, e não necessariamente por empresas, reforçando o conceito da economia do compartilhamento. Isso deve afetar desde a venda de produtos até a prestação de serviços, impactando indústrias como educação, transporte, hospedagem e turismo.
9 – Privado público: num contexto em que todo mundo vive sua vida privada em público, as pessoas vão encontrar novas formas de estabelecer sua privacidade. A agência menciona, em material distribuído à imprensa, pesquisa da Hi-Mídia que 45% dos usuários brasileiros do Facebook possuem perfil privado, aberto apenas a amigos – um indício de que estão atentos com segurança; e que muitos se preocupam com a reputação (21% já se desmarcaram de fotos; 45% apagaram comentários e 70% se preocupam com o que escrevem e compartilham);
10 – Saúde e felicidade de mãos dadas: mais pessoas vão se conscientizar de que sua saúde está ligada à felicidade, comprovando que estar feliz e manter-se saudável são coisas que andam de mãos dadas.
Um vídeo, em inglês, resume as dez tendências. Assista abaixo.
Compartilhe
Veja também
Conar defende autorregulação da publicidade de apostas
Após proibição de mensagens a crianças e adolescentes, entidade reforça que já estabeleceu regras para a criação de um ambiente ético no setor
No Natal, O Boticário lança a maior produção de sua história
Criado pela AlmapBBDO e produzido pela MyMama Entertainment, o curta-metragem ressalta os desafios enfrentados pelas famílias no momento de cuidar dos pais