Diageo premia Neogama por ?Gigante?
Prêmio global do anunciante reconhece ação que já foi premiada por sua eficácia no Effie Brasil
Prêmio global do anunciante reconhece ação que já foi premiada por sua eficácia no Effie Brasil
Meio & Mensagem
28 de fevereiro de 2013 - 8h27
Um prêmio global realizado pela Diageo escolheu o case “Gigante adormecido”, criado pela Neogama/BBH para impulsionar as vendas do uísque Red Label no Brasil, como “campanha do ano”. “É uma iniciativa um pouco diferente”, afirma Alexandre Gama, CEO da Neogama e CCO global da rede BBH. “Tem menos a ver com a agência e mais com a empresa, já que vem do cliente. O que me atrai nesse tipo de reconhecimento é que, ao construir cases e vê-los premiados, valoriza-se o trabalho não só da criação, mas de todas as áreas envolvidas – inclusive o marketing do cliente.”
Os aspectos considerados na seleção da melhor campanha são os relativos ao retorno sobre investimento: alta no market share e em vendas, crescimento de importância da marca e, também, criatividade. O case já havia sido premiado com uma Prata na última edição Effie Brasil, prêmio focado justamente na eficácia de campanhas.
“Gigante Adormecido” foi uma resposta à ousada meta de vendas da Diageo para o uísque Johnnie Walker, o que exigia expandir a comunicação da marca para mais brasileiros. A Neogama captou, por meio de pesquisas, o momento de otimismo pelo qual passa o País e criou o slogan “Keep walking, Brazil”. O comercial da campanha, superproduzido, retratava o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, se transformando num gigante – até então adormecido (assista abaixo). A campanha ajudou a marca a bater as metas estabelecidas. Pela primeira vez, figurou entre as dez propagandas preferidas do mês e top três do ano, segundo o Datafolha/M&M. A campanha também rendeu mais de 200 matérias publicadas e mais de 700 mil views na internet. De acordo com a Nielsen, o crescimento de vendas de Johnnie Walker Red Label foi tamanho que impulsionou o mercado de uísque standard como um todo, fazendo-o crescer 20% nos primeiros meses de campanha.
Participam do prêmio promovido pela Diageo todas as parceiras envolvidas com suas marcas ao redor do mundo. “É a primeira vez que uma agência no Brasil é escolhida para ganhar o prêmio. Isso torna a coisa diferente para nós”, comenta Gama. Ele esteve em Londres, no Reino Unido para receber o prêmio, entregue na noite de quarta-feira 27.
Compartilhe
Veja também
Por dentro da redução dos cargos de diretor de diversidade nas agências
Ad Age explora por que as agências estão demitindo executivos de DE&I, enquanto alguns temem que os cortes só aumentem sob Trump
Burger King envia Pix a consumidores para divulgar promoção de Black Friday
Membros do Clube BK estão recebendo transferências de R$ 0,01, junto à anúncio de oferta da rede