Manifestações incorporam slogans
Campanhas da Fiat e Johnnie Walker tiveram suas mensagens disseminadas pelas ruas e ambiente digital
Campanhas da Fiat e Johnnie Walker tiveram suas mensagens disseminadas pelas ruas e ambiente digital
Meio & Mensagem
18 de junho de 2013 - 12h29
Dois slogans criados por agências brasileiras foram incorporados às manifestações que reuniram mais de 250 mil pessoas Brasil afora na segunda-feira 17. A Fiat, que recentemente lançou a campanha “Vem para a rua” com o objetivo de celebrar a Copa das Confederações no País, viu o seu conceito disseminado, literalmente, pelas ruas com cartazes e ainda atingir os trending topics do Twitter com a hashtag #vemprarua e se espalhar por todas as esferas digitais.
Para o público, a letra da música interpretada por Falcão, do grupo O Rappa, que traz frases como “Vem para a rua/Por que a rua é a maior arquibancada do Brasil”, refletiu o desejo de chamar a população para abraçar as causas.
Em comunicado, a Fiat informa que a campanha criada pela Leo Burnett Tailor Made foi desenvolvida exclusivamente com foco na alegria e paixão que o futebol desperta nos brasileiros. Ainda de acordo com o anunciante, o plano de mídia original já contemplaria que o filme deixará de ser exibido em TV aberta, mas continuará nos canais digitais da marca. A Fiat reitera que a plataforma de futebol criada a partir desta campanha prosseguirá até a Copa do Mundo de 2014.
“O gigante acordou” #ogiganteacordou foi outro slogan usado nas manifestações e que também esteve entre os trending topics brasileiro com a hashtag #ogiganteacordou. A mensagem criada por Alexandre Gama, CCO global da Neogama/BBH, há um ano e meio, fez parte de uma campanha da Johnnie Walker exclusiva para o Brasil.
As cenas do filme mostram o morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, sendo "acordado" na forma de um gigante. Ele se levanta e, já em pé, segue em direção ao mar. O gigante desperta curiosidade e patriotismo nas pessoas que acompanham o seu processo de mutação. Ao final do comercial, a mensagem: "O gigante não está mais adormecido. Keep Walking, Brazil".
Disseminação na era digital
Em São Paulo as manifestações tiveram início após o aumento das tarifas de metrô, ônibus e trens. Encabeçadas pelo MPL (Movimento Passe Livre), as manifestações foram ganhando corpo com a convocação de usuários por meio das redes sociais.
Na última manifestação, na segunda-feira 17, o evento criado pelo MPL conseguiu a confirmação de mais de 280 mil pessoas pelo Facebook. O número de participantes, segundo estimativas dos órgãos públicos, chegou a 65 mil. Eles se espalharam por algumas das principais avenidas da cidade em um movimento pacífico e respeitoso, que foi acompanhado pela Polícia Militar.
Outros protestos tomaram o País na segunda-feira. Em Brasília um grupo chegou até o Congresso Nacional. No Rio de Janeiro, cerca de 100 mil pessoas se reuniram em um encontro que teve início na igreja da Candelária e percorreu algumas ruas do centro da cidade. Em Belo Horizonte, a marcha de manifestantes também se reuniu na região central e tinha a intenção de chegar até o estádio do Mineirão. Diferente de São Paulo, em outras cidades as manifestações reivindicam os gastos com a Copa e o uso do dinheiro público.
Circula no Facebook um vídeo que mescla as campanhas de Johnnie Walker e a da Fiat num vídeo-protesto que já foi compartilhado mais de 74 mil vezes. Assista abaixo.
Compartilhe
Veja também
Quais são os planos do Grupo de Planejamento sob nova gestão?
Diretoria da entidade sem fins lucrativos dará continuidade ao trabalho de formação e focará em novas parcerias para tornar disciplina mais acessível
Genera cria galeria de arte personalizada pelo DNA
Criada pela VML, “Self Gallery” permite que pessoas criem uma exposição personalizada a partir dos dados de seus testes genéticos