Fiat lança experimentação de carro pela web
Criada pela AgênciaClick Isobar, plataforma Fiat Live Store leva o consumidor para dentro do carro
Criada pela AgênciaClick Isobar, plataforma Fiat Live Store leva o consumidor para dentro do carro
Nathalie Ursini
17 de setembro de 2013 - 5h02
A Fiat lança em 1º de outubro uma plataforma desenvolvida pela AgênciaClick Isobar que pretende mudar a forma como o consumidor se informa sobre os modelos da montadora, a Fiat Live Store.
A ideia é que, pelo computador, o usuário faça um cadastro simples e aguarde a disponibilidade dos experts (como foram denominados) para o atendimento. Na primeira fase do projeto, segundo João Ciaco, diretor de marketing da Fiat, nove pessoas que foram treinadas por mais de três meses para fazer o atendimento explicarão detalhes dos modelos da montadora às pessoas por meio do sistema MyStream, uma espécie de capacete criado também pela agência. Nele, há uma câmera posicionada na mesma altura e direção dos olhos do atendente, que está na Fiat Live Store, uma estrutura que fica localizada em Betim (MG) na fábrica da montadora. O espaço foi montado pela agência The Marketing Store.
Para o lançamento, apenas cinco modelos de automóveis da Fiat estão em exposição: Freemont, Fiat 500 Cabrio, Novo Punto, Novo Palio e Strada Adventure. “Precisamos perceber quais serão as demandas, as vontades, o retorno dos consumidores para ampliar a plataforma”, explica Ciaco. Pelo novo modelo de atendimento ao consumidor, o expert conversa e oferece ao usuário a visão em primeira pessoa do carro, enquanto apresenta os detalhes e características do veículo.
A interatividade entre pessoas é o grande diferencial do projeto. Os experts são treinados para sanar todas as dúvidas. Ele também utiliza um smartphone para enviar conteúdo extra aos internautas, como fotos, vídeos, textos e outros complementos.
Segundo o diretor de marketing, dos 7 milhões de acessos mensais que o portal da Fiat tem, 80% estão na plataforma Monte Seu Carro, em que é possível escolher cada detalhe do veículo e fazer a simulação, inclusive de preço. Para ele, a Fiat Live Store vai complementar a iniciativa anterior. “Imagino que nem todas as pessoas saibam para que serve cada acessório. Então ele começa a escolher no Monte Seu Carro, de repente surge uma dúvida e ele vai para o Fiat Live Store falar com um expert”, comenta.
Ao fim do atendimento, o expert poder procurar, de acordo com a localização geográfica do cadastro do usuário, a concessionária mais próxima dele, criar um formulário e marcar data e horário para um test drive do veículo escolhido. “O consumidor vai chegar na concessionária só para o que importa lá: fazer o test drive e realmente sentir o carro”, comenta Ciaco. Para ele, a nova plataforma vai além da intenção de venda. “É um projeto de marca”, finaliza.
Confira o teaser abaixo:
Compartilhe
Veja também
Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão
Embaixadores do fantasy game destacam as vantagens da assinatura em campanha que fala sobre habilidades futebolísticas
As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age
Publicação dos Estados Unidos divulga a lista anual das operações cujos trabalhos criativos e desempenho se sobressaíram na indústria