Comunicação
A polêmica do cãozinho no SuperBowl
Após repercussão negativa, empresa GoDaddy desiste de exibir comercial que mostrava venda de filhote pela internet
Após repercussão negativa, empresa GoDaddy desiste de exibir comercial que mostrava venda de filhote pela internet
Meio & Mensagem
30 de janeiro de 2015 - 4h23
Considerado o evento televisivo com intervalo comercial mais caro do mundo, o Super Bowl gera uma enorme movimentação e também algumas polêmicas na indústria publicitária. A deste ano envolve a empresa GoDaddy, que atua na área de fornecimento de domínios de internet, e que pretendia exibir na final da NFL um comercial que, antes mesmo de ir ao ar, já havia desagradado muita gente.
Nesta semana, a empresa começou a exibir na internet alguns teasers de sua campanha do SuperBowl. Em seu característico tom de humor, a marca fez uma paródia do comercial da Budweiser, um dos mais conhecidos e elogiados da safra do SuperBowl nos últimos anos. A campanha da marca de cerveja comoveu o público ao mostrar a amizade entre um filhote de cachorro e um cavalo. O mote foi tão bem aceito que está será a terceira vez que a Budweiser usa o tema no intervalo da final da NFL. A GoDaddy, então, decidiu pegar carona no sucesso, mas adaptando o enredo ao seu estilo.
Pela prévia apresentada na internet, o comercial da GoDaddy começaria da mesma forma que o da Budweiser: um cãozinho se perdia durante o trajeto para a fazenda e, depois de passar apuros fora de casa, conseguia retornar ao lar. O desfecho, no entanto, não seria tão doce. Ao reencontrar o filhote, sua dona comemoraria muito, dizendo que estava muito feliz pela sua volta pois já o teria colocado à venda pela internet.
Poucas horas depois do teaser ter sido divulgado, milhares de pessoas, sobretudo atuantes da área de proteção animal, protestaram contra a marca. A repercussão foi tão negativa que a GoDaddy desistiu da campanha e prometeu não exibir o filme no evento, que acontece neste domingo, 1º de fevereiro, no Arizona, Estados Unidos.
“As reações foram bem emocionais e diretas e muita gente nos pediu para não exibir o filme”, disse o CEO da GoDaddy, Blake Irving. O executivo anunciou que a marca irá exibir um novo filme no SuperBowl e que espera que o público se divirta com a substituição.
Blake também disse que a ideia do comercial era alertar as pessoas a respeito de uma prática que não é correta (a venda online de animais) mas que o efeito acabou sendo contrário e que a companhia reconhece o engano. O porta-voz também garantiu que o cãozinho usado no filme era de um criador confiável e que o filhote acabou se tornando querido em toda a empresa. Veja a prévia do polêmico comercial da GoDaddy:
E veja também o comercial da Budweiser que inspirou a GoDaddy:
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