Afroreggae lança Dicionário de Gêneros
Assinado pela Artplan, projeto quer dar visibilidade aos gêneros, que vão muito além de masculino e feminino
Assinado pela Artplan, projeto quer dar visibilidade aos gêneros, que vão muito além de masculino e feminino
Meio & Mensagem
8 de março de 2016 - 12h55
O conceito de gênero está se ampliando – aos poucos, novas classificações vão sendo adotadas, dando espaço para definições que vão muito além do feminino e masculino. O Afroreggae, que luta pela equidade de gêneros por meio do projeto “Além do Arco-Íris”, se uniu à Artplan para uma nova iniciativa, o “Dicionário de Gêneros”.
Idealizada pela agência de publicidade com o conceito “Só quem sente pode definir”, o projeto conta com um site colaborativo que aborda e descreve os diversos gêneros. A proposta é desmistificar, sem delimitações nem recriminações, grupos que estão excluídos dos dicionários da língua portuguesa – e, portanto, não contam com um reconhecimento “oficial”. Além do site, a Artplan também está gravando um mini-documentário com personagens de todo o País, mostrando o preconceito sofrido por quem não se limita às definições clássicas de gênero.
“O Dicionário de Gêneros traz à tona o momento que estamos vivendo. No Facebook dos EUA, por exemplo, já foram liberados mais de 56 possibilidades de gênero. No Brasil, são 17 e, ainda assim, o conhecimento sobre esses significados está muito longe das pessoas. E no dicionário oficial da língua, que deveria ter a função de ‘refletir as ideias de um povo’, esses verbetes sequer existem. Com essa iniciativa, a partir de uma plataforma colaborativa, podemos chegar ao momento de não precisar de um esforço para se definir, afinal, somos todos gente”, explica Bárbara Bono, head de conteúdo e engajamento, em comunicado.
Compartilhe
Veja também
Wizard mira público adulto em campanha que promove aulas online
Escola de idiomas apresenta ˜Efeito WOW˜, conceito criado pela agência Purpple
Campanhas da Semana: clima de fim de ano e brasilidades
Maturatta Friboi quer fazer do churrasco a comida típica de Natal, enquanto Itaú traz celebridades para comemorar mais um ano