Tip Top expande operação com megastore
Marca investiu R$ 3 milhões para inaugurar primeira megastore, na região Sul de São Paulo
Marca investiu R$ 3 milhões para inaugurar primeira megastore, na região Sul de São Paulo
Meio & Mensagem
16 de agosto de 2013 - 9h05
A marca de artigos infantis Tip Top investiu R$ 3 milhões para abrir a sua primeira megastore. Depois de cinco anos no mercado de franquias, a marca vai comercializar, além de peças de vestuário exclusivas da Tip Top, brinquedos, carrinhos de bebês, livros e DVDs, em um espaço com 600 metros quadrados, na região Sul da capital paulista. Sob o comando de Ricardo Marcondes, a nova fase de expansão da marca pretende oferecer todas as necessidades das crianças em um só local.
A Tip Top estuda reproduzir o modelo de megastore também para o formato de franquias com espaços entre 300 e 600 metros quadrados e até quatro mil produtos para crianças de 0 a quatro anos de idade, plano que deve partir de um aporte da ordem de R$ 1 milhão, por loja. A expectativa é abrir dez lojas até o fim de 2014 e outras 50 unidades nos próximos cinco anos.
A expansão da Tip Top acompanha o avanço da concorrência de marcas tanto vindas da internet, como Tricae e Baby.com, como do mundo físico, como a Alô Bebê. As recentes movimentações destas grifes estão alavancando o mercado de produtos infantis, estimado em cerca de R$ 20 bilhões, um crescimento de cerca de 14% ao ano no Brasil, segundo a UBM, que entre os dias 27 e 29 de agosto traz pela primeira vez ao País a Children Baby Maternity Expo (CBME), uma das maiores feiras do mundo especializadas em artigos infantis.
A vantagem da Tip Top sobre redes como a Alô Bebê e outras marcas do mundo físico é que a marca já tem estrutura nacional, enquanto a Alô Bebê, por exemplo, é restrita ao estado de São Paulo. "Montamos um planejamento considerando o Brasil todo. Este é um mercado grande, mas em termos de varejo falta um pouco de concorrência, comparado a outros setores. Um dos grandes motivos de entrarmos nesse novo projeto é que não existe nenhum player que tenha distribuição nacional", explica David Bobrow, sócio-proprietário da Tip Top.
Até hoje, a maior loja da marca localizada em shopping center era a do Bourbon Shopping, em São Paulo, com 63 metros quadrados. E dados os custos das operações em shoppings, o projeto de megastores, com espaços muito maiores, só pode ser viabilizado em lojas de rua.
A primeira megastore da Tip Top, inaugurada na quarta-feira, 21, tem fraldário, Espaço Kids (com TV e brinquedos) e, ainda, a Sala do Papai, para receber os que acompanham suas mulheres nas compras para os bebês e crianças. Na parte superior da loja, há também espaço com capacidade para 130 pessoas, no qual serão oferecidos cursos gratuitos para mamães e papais de primeira viagem (aos moldes dos oferecidos pelas maternidades, só que neste caso, costumam ser pagos).
David Bobrow não considera que a expansão da Tip Top com lojas monomarca possa atrapalhar o seu desempenho nos pontos de venda multimarca, pelo contrário. Para o executivo, a visibilidade da marca nas lojas próprias aumenta o prestígio nas multimarcas – hoje, cinco mil pelo País.
O faturamento da Tip Top em lojas, em 2012, foi de R$ 53 milhões e a expectativa para este ano é chegar aos R$ 70, com 85 lojas.
A comunicação da marca não é feita por uma agência exclusivamente, mas um "pool" de profissionais. Com a equipe que criou o desenho animado Peixonauta, desenvolvem comerciais e criaram personagens – os Tipguinhos – presentes em materiais de comunicação e sinalização das lojas. Um dos comerciais mais recentes, veiculado no Discovery Kids, tem trilha do grupo Palavra Cantada. A nova megastore terá divulgação em anúncios de revistas, redes sociais e ativações no bairro.
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