Como melhorar seu canal no Youtube
Especialista dá dicas para marcas trabalharem melhor o conteúdo próprio no site de vídeos do Google
Especialista dá dicas para marcas trabalharem melhor o conteúdo próprio no site de vídeos do Google
Meio & Mensagem
6 de outubro de 2014 - 4h27
Conteúdo está no centro da estratégia de muitas marcas que desejam uma comunicação eficiente e próxima de seu público-alvo. Nesse sentido, os vídeos em canais sociais, como o YouTube, têm sido uma alternativa para anunciantes, que apostam cada vez mais nos filmes como ferramenta de engajamento.
As taxas de crescimento da internet no Brasil contribuem para que o movimento ganhe força. Segundo a Nielsen, o Brasil registrou 120 milhões de internautas no primeiro semestre do ano, sendo que 62% afirmam acessar sites de vídeos.
De acordo com Greta Paz, sócia da startup gaúcha MPQuatro, focada em projetos para marcas no YouTube, a entrada de empresas neste segmento é um caminho sem volta. “As marcas estão atuando como mídia, produzindo conteúdo que tem a ver com o seu DNA”, explica.
Meio & Mensagem pediu que a executiva reunisse dez dicas e exemplos de como as marcas podem ter um bom desempenho neste canal. Confira:
1 – Invista em boas chamadas
“Crie títulos que resumam o seu conteúdo, pois não há nada pior para o seu canal do que alguém desistir de ver o seu vídeo”.
2 – Imagem é tudo
“O Thumbnail é sua vitrine. Tenha a certeza de que você escolheu uma imagem criativa e com boa resolução. Isto é importante para conquistar cliques”.
3 – Valorize áudios de qualidade
“As pessoas costumam cuidar da qualidade da imagem e se esquecem do som. Ruídos causam incômodo em quem está assistindo ao conteúdo. O resultado é que muita gente acaba não chegando ao final do vídeo”.
4 – Ninguém tem o dia todo para ver o seu vídeo
“Procure passar a mensagem que você quer no menor tempo possível. Vídeos com bons números de visualizações têm, em média, três minutos”.
5 –YouTube não é TV
“Seja informal. Ninguém quer ver as formalidades da televisão no YouTube”.
6 – Envolva a audiência
“Já que a pessoa curtiu o seu conteúdo e assistiu ao vídeo até o final, aproveite para fazer um call to action. Peça inscrições para o seu canal, instigue os espectadores a deixarem um comentário ou a acessarem o seu perfil do Facebook”.
7 – Aposte em um início matador
“Ao contrário do que muitos pensam, não deixe a melhor parte do seu vídeo para o final. Os primeiros cinco segundos do filme são determinantes para o sucesso”.
8 – Crie uma cultura de programação
“Poste seus vídeos sempre no mesmo dia e horário. Este movimento auxilia a cativar uma audiência fiel. Quem se inscreve no canal espera mais conteúdo. Pior que não fazer vídeos é criar um perfil e deixa-lo parado”.
9 – Esteja atento a tudo
“Os comentários são o termômetro do que está dando certo e do que é preciso melhorar em seus vídeos. Fique ligado”.
10 – Não desista
“Seja paciente e tenha consistência. Não adianta começar um canal e abandoná-lo depois do primeiro mês porque ele ainda não trouxe a audiência que você esperava”.
Compartilhe
Veja também
Mari Maria e Burger King: a estratégia por trás da collab
Empresária visa explorar experiências sensoriais para se conectar com o público e entrar no mercado global
Unilever deve desistir da venda de divisão de sorvetes
Multinacional desistiu da venda do negócio a fundos privados após dificuldade de encontrar empresas de private equity interessadas na operação