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Marketing

Os dez profissionais do marketing em 2015

Conheça os executivos que tiveram atuação relevante e se destacaram no marketing ao longo deste ano


21 de dezembro de 2015 - 10h28

Alexandre Guerra iniciou sua trajetória na área de gestão em 1998 no próprio grupo Giraffas. Depois de uma passagem pelo Banco Fator, retornou à rede de lanchonetes em 2005 como gerente financeiro, foi promovido a diretor da área e, em 2013, assumiu a presidência do grupo substituindo Carlos Guerra, seu pai e fundador da bandeira. Nesse período, foi responsável por conduzir o processo de reestruturação da empresa, que adotou o conceito de fast casual (com atendimento de fast-food e serviço de um restaurante) e desenhou um modelo de loja mais enxuto para operar em cidades de até cem mil habitantes. Com faturamento de R$ 900 milhões em 2014 e mais de 400 unidades espalhadas por 150 cidades, a quarta maior rede de restaurantes do Brasil iniciou sua expansão internacional em 2011 nos Estados Unidos, onde possui 11 lojas e tem como meta chegar a 150 em cinco anos. No desafio de internacionalização, a marca criada em 1981 em Brasília entrou no diálogo dos concorrentes Burger King e McDonald’s em torno do “Peace Day Burger”, em setembro. Após a recusa da rede de Ronald McDonald de criar o McWhopper, o Giraffas se juntou ao Burger King, Denny, Wayback e Krystal para criar o sanduíche da paz, distribuído gratuitamente numa pop-up store em Atlanta nos EUA dia 21 do mesmo mês. Com custo zero, Giraffas gerou uma repercussão imensa para sua marca. 

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Há nove anos no Grupo Telefónica, Christian Gebara ocupou cargos na Telefónica Espanha e Telefónica América Latina, onde atuou como diretor regional de qualidade, até assumir, em outubro de 2010, a função de vice-presidente de sinergias, integração e novos negócios no Brasil. Três anos depois, tornou-se vice-presidente de marketing e vendas até que, em julho deste ano, teve um novo upgrade em sua carreira — e responsabilidades — ao ser alçado ao posto de vice-presidente executivo, sob o título de chief revenue officer. Antes responsável pela área de negócios móveis da companhia, desde então passou a responder também pela rede fixa de pessoas físicas e jurídicas. As novas atribuições do executivo abarcam as áreas de marketing, produtos, canais digitais, marca, inovação e big data, assim como coordenação do trabalho das forças de venda diretas e indiretas da empresa. O executivo atuou na integração operacional entre Telefônica e Vivo, lançamento e expansão da rede 4G e ajudou a elevar em 4,7% o market share entre clientes pós-pagos, abrindo vantagem de quase 20% sobre a segunda colocada. A Vivo atingiu valor de marca de US$ 2,6 bilhões. Gebara é formado em Administração pela FGV-SP e tem MBA em Stanford. 

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O executivo já foi sócio de uma empresa, a Reunion Sports, passou a maior parte de sua carreira trabalhando em agências de publicidade e mudou, em 2012, para o lado dos anunciantes ao entrar para a Mitsubishi. Na companhia, fez um trabalho diferenciado que rendeu, inclusive, sua indicação ao prêmio Caboré como Profissional de Marketing este ano. Em 18 anos de carreira publicitária passou por Africa, Neogama, Leo Burnett e Loducca. A influência desse período é tanta que ele atribuiu a indicação ao principal prêmio da indústria de comunicação ao trabalho que sua equipe e parceiros fazem e às amizades construídas em agências, produtoras e veículos, ao longo dos anos. Mas o fato é que Julianelli soube orquestrar essa rede de relacionamentos em direção a uma comunicação diferenciada à Mitsubishi, em que a criatividade é um dos pilares da construção de marca. O diretor de marketing também privilegiou o entendimento do consumidor local e fez a companhia criar aqui campanhas e experiências de marca específicas para o cliente brasileiro. 

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Depois de 19 anos na P&G, onde atuou também nos Estados Unidos e México, José Cirilo migrou para a Johnson & Johnson, como diretor de marketing, em um momento importante no qual a companhia havia assumido o patrocínio à Copa do Mundo. Além de acompanhar todas as ativações das marcas envolvidas, teve, este ano, o desafio de ampliar a distribuição dos produtos, atingindo, além de pontos relevantes, como as redes de drogarias, o pequeno e médio varejo. A J&J também ganhou um concorrente de peso com a entrada da Unilever no segmento de produtos para bebês, com Baby Dove, mas sob a batuta de Cirilo no mar¬keting, a J&J conseguiu manter sua liderança e share. Outras marcas também tiveram destaque, como a de dermocosméticos Roc e a Neutrogena, que inovaram em protetores solares em uma versão inédita: mousse. Neutrogena cresceu entre 70% e 80% nos últimos dois anos. Irreverente, Cirilo afirma que sempre quis ganhar um Leão em Cannes, mas que no seu dia a dia o que ele busca mesmo é marketing que o consumidor comente.
 

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Depois de quase oito anos atuando na operação brasileira da Nestlé, onde ingressou em 2008 como diretora da unidade de cafés e respondeu até recentemente pela diretoria de marketing e comunicação, Lilian Miranda foi promovida, em junho, a gerente de operações da empresa para a América do Sul, posto que assumiu na sede da companhia suí¬ça em Vevey. Graduada em administração, pós-graduada em marketing e com MBA executivo internacional, Lilian foi responsável pelo lançamento nacional de Nescafé Dolce Gusto, atual líder no segmento de cápsulas multibebidas, pelo desenvolvimento do novo modelo de atuação de marketing e comunicação e pela redefinição estratégica da área de Public Affairs da Nestlé Brasil. Com a experiência de ter atuado nos setores de varejo e food service em companhias como Bunge, Sara Lee e Parmalat, a executiva também teve como desafio manter as posições de liderança e inovar um portfólio que inclui marcas variadas como Kit Kat, Maggi, Moça, Molico, Nescau, Nesfit, Ninho, Perrier e Purina. 

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A disciplina adquirida no balé clássico — ela foi bailarina do Municipal do Rio de Janeiro por cinco anos — foi transferida para o mundo dos negócios, onde Livia Marquez tem se destacado há também cinco anos na TIM. No cargo de diretora de advertising & brand management, Livia é responsável pela idealização e realização das campanhas da operadora, gestão de marca e da identidade corporativa da companhia. Tem sob seu comando 50 pessoas, além de diversas agências. Entre os trabalhos em destaque, nesse período, estão o primeiro comercial transmitido pela rede 4G, o reposicionamento da comunicação com foco na qualidade, sob o mote “Trem azul”, e as ações mais recentes enfatizando fatores como mobilidade e potencialização, tratados sob a assinatura “Abra a porta azul e entre em um mundo sem fronteiras”. No digital, chamou a atenção a plataforma TIM beta, desenvolvida por jovens por meio de crowdsourcing e a ação “WhatsAppeando sem parar”, em que o público podia mandar mensagens durante o espetáculo dos Barbixas, interferindo em tempo real na peça. Durante o período em que Livia está à frente do marketing, a TIM dobrou seu valor de mercado e aumentou em 20 milhões de pessoas sua base de clientes, atingindo a liderança em pré-pagos. Todos esses feitos também lhe renderam uma indicação a Profissional de Marketing no Prêmio Caboré 2015. 

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Há três anos e meio no cargo de vice-¬presidente de home care da Unilever no Brasil, responsável por marcas como Ala, Brilhante, Cif, Comfort, Fofo, Omo, Sun, Surf e Vim, o argentino Marcos Angelini assumiu em agosto passado dois novos postos: vice-presidente regional de home care para a América Latina e vice-presidente global da marca Omo — neste último caso se reportando à brasileira Aline Santos, vice-presidente sênior global de Omo. Graduado em Engenharia Industrial pelo Instituto de Tecnologia de Buenos Aires (ITBA) e MBA pela Durham University Business School (no Reino Unido), Angelini está na Unilever desde 1995, tendo atuado em países como Itália, Reino Unido, Estados Unidos, França e Turquia, além de sua terra natal. Ao longo de 2015, sua divisão apresentou novidades aos consumidores como a primeira versão líquida do detergente para roupas Ala, os novos tamanhos de embalagens das linhas de amaciantes Comfort e Fofo, e a linha Especialista da marca de limpadores Cif. O argentino, que continuou morando no Brasil nas novas posições, também é presidente da Associação Brasileira de Produtos de Limpeza (Abipla). 

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Com uma trajetória de 14 anos na Ambev, desempenhando funções como diretora de marketing de Brahma, Antarctica e de portfólio premium no Brasil, e de diretora global de insights, Paula Lindenberg se tornou em março deste ano a primeira mulher a ocupar o posto de vice-¬presidente de marketing da companhia, substituindo Pedro Earp, que foi promovido a chief disruptive growth officer da AB InBev. A profissional também foi homenageada neste ano com uma placa de Women to Watch, iniciativa criada pelo Advertising Age para destacar as mulheres que vem fazendo a diferença na indústria e realizada no Brasil pelo Meio & Mensagem. Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com MBA Corporativo da Ambev, Paula fez estágio na Johnson & John¬son, trainee na Unilever e atuou dois anos na Philip Morris antes de ingressar na Ambev, em 2001. Na multinacional de bebidas teve a oportunidade de levar um olhar mais feminino à comunicação de um produto tão atrelado aos homens em cargos de marketing e insights no Brasil, no Equador e nos Estados Unidos. 

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Da matriz para a operação brasileira da P&G, companhia na qual atua há 16 anos, a executiva tem desde agosto de 2015 uma nova missão. Poliana Sousa substituiu Gabriela Onofre (que foi para a concorrente J&J) no cargo de diretora de comunicação e mídia da P&G Brasil. A mudança aconteceu em um momento em que a P&G está a todo vapor nos preparativos para as ativações do patrocínio aos Jogos Olímpicos Rio 2016. No novo cargo, a executiva será responsável pelo patrocínio olímpico e também pelas áreas de comunicação, mídia e marca corporativa. Poliana esteve por trás de algumas das iniciativas de marketing da P&G que mais chamaram a atenção, como a transformação da loiríssima Xuxa em morena, com Kollestone, e a façanha de Gillette de tirar a barba do cantor Bell Marques, da banda Chiclete com Banana. Poliana iniciou a carreira na sede da P&G, em Cincinatti, na área de inteligência, como analista de marketing. Também atuou em Porto Rico e em toda sua trajetória já passou por diversas áreas e quase todas as categorias de produtos da multinacional. A executiva é formada em administração de empresas pela Iowa¬ State¬ University e tem MBA em marketing pela Xavier University, ambas nos Estados Unidos. 

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Formada em comunicação social e com MBA em varejo, Sylvia Leão foi contratada como diretora de marketing do Carrefour em fevereiro após uma passagem de dois pela BRF, onde respondeu como vice-presidente de marketing e inovação. Com o histórico de ter trabalhado também para os concorrentes Pão de Açúcar e Walmart, Sylvia chegou à companhia em meio às comemorações dos 40 anos da marca no Brasil, e logo assumiu o posto de vice-presidente de marketing e gestão de gente. Seu desafio foi dar continuidade à trajetória de retomada da companhia, iniciada em 2013. Esse processo teve como ápice a volta à liderança do varejo de alimentos, em abril. Com um faturamento de R$ 37,9 bilhões em 2014, o Carrefour inaugurou nos primeiros nove meses deste ano 32 lojas nos modelos Hipermercados, Nova Geração, Express e Atacadão. Em 2014, a executiva foi selecionada para a lista Women to Watch, iniciativa criada pelo Advertising Age para destacar as mulheres que vem fazendo a diferença na indústria e realizada no Brasil pelo Meio & Mensagem.

Por Fernando Murad e Roseani Rocha
 

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