Marcas de tecnologia são as mais influentes
Levantamento “The Most Influential Brands”, da Ipsos, tem Google, Microsoft e Facebook no topo
Levantamento “The Most Influential Brands”, da Ipsos, tem Google, Microsoft e Facebook no topo
Fernando Murad
12 de abril de 2016 - 12h21
As marcas mais influentes entre o público brasileiro são das gigantes de tecnologia. A constatação é do levantamento da Ipsos “The Most Influential Brands”, realizado entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016. O Google ocupa a liderança do ranking, seguido por Microsoft e Facebook, respectivamente. Samsung, em quarto, é a primeira empresa de bens de consumo na lista. O Youtube fecha os cinco primeiros.
Além da origem na área de tecnologia, o aspecto internacional é característica dominante no Top 10 do ranking. Apenas duas empresas brasileiras aparecem na lista das mais influentes: Natura e Havaianas, em nono e décimo lugar, respectivamente. Nestlé, Johnson&Johnson e Colgate são as demais integrantes.
“Marcas são mais que logos corporativos. Elas têm significado, personalidade, até mesmo atitudes. Quando perguntamos qual é a marca mais confiável, qual tem a presença mais forte ou qual é a mais fácil de engajar-se, a resposta pode ser pessoal. Isso ocorre porque nós, cada vez mais, nos identificamos e nos definimos por essas identidades corporativas, algo que dá a essas marcas algo que podemos medir: a influência”, disse Steve Levy, chief operating officer da Ipsos Canadá e idealizador do estudo, durante a apresentação dos resultados.
A pesquisa é realizada desde 2012 em 21 países, e analisa as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores. No Brasil, o levantamento ouviu mil pessoas por meio de painéis online. Os principais drivers de influência no País foram liderança/inovação, item que respondeu por 37% da composição do índice, além de responsabilidade social (28%) e confiança (16%). Presença (13%) e Engajamento (6%), mesmo com menor peso, também contribuem na construção de influência, e indicam que a questão ética ganha importância para os brasileiros mais ativos nas discussões sociopolíticas e ambientais. São avaliados, no total, 57 atributos.
Ranking Ipsos “The Most Influential Brands”
Compartilhe
Veja também
Bioderma cria versão de produto em parceria com Victoria Beckham
Para celebrar os 30 anos de Sensibio H2O, marca do grupo Naos se une à empresária e estilista inglesa em lançamento global
Com Unilever e Carrefour, ID_BR lança Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025
Além da Unilever e Carrefour, edição do prêmio também conta com Assaí Atacadista, 3M, Aegeo, Novelis e realização do Ministério da Cultura