Marcas de tecnologia são as mais influentes
Levantamento “The Most Influential Brands”, da Ipsos, tem Google, Microsoft e Facebook no topo
Levantamento “The Most Influential Brands”, da Ipsos, tem Google, Microsoft e Facebook no topo
Fernando Murad
12 de abril de 2016 - 12h21
As marcas mais influentes entre o público brasileiro são das gigantes de tecnologia. A constatação é do levantamento da Ipsos “The Most Influential Brands”, realizado entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016. O Google ocupa a liderança do ranking, seguido por Microsoft e Facebook, respectivamente. Samsung, em quarto, é a primeira empresa de bens de consumo na lista. O Youtube fecha os cinco primeiros.
Além da origem na área de tecnologia, o aspecto internacional é característica dominante no Top 10 do ranking. Apenas duas empresas brasileiras aparecem na lista das mais influentes: Natura e Havaianas, em nono e décimo lugar, respectivamente. Nestlé, Johnson&Johnson e Colgate são as demais integrantes.
“Marcas são mais que logos corporativos. Elas têm significado, personalidade, até mesmo atitudes. Quando perguntamos qual é a marca mais confiável, qual tem a presença mais forte ou qual é a mais fácil de engajar-se, a resposta pode ser pessoal. Isso ocorre porque nós, cada vez mais, nos identificamos e nos definimos por essas identidades corporativas, algo que dá a essas marcas algo que podemos medir: a influência”, disse Steve Levy, chief operating officer da Ipsos Canadá e idealizador do estudo, durante a apresentação dos resultados.
A pesquisa é realizada desde 2012 em 21 países, e analisa as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores. No Brasil, o levantamento ouviu mil pessoas por meio de painéis online. Os principais drivers de influência no País foram liderança/inovação, item que respondeu por 37% da composição do índice, além de responsabilidade social (28%) e confiança (16%). Presença (13%) e Engajamento (6%), mesmo com menor peso, também contribuem na construção de influência, e indicam que a questão ética ganha importância para os brasileiros mais ativos nas discussões sociopolíticas e ambientais. São avaliados, no total, 57 atributos.
Compartilhe
Veja também
Quem é Luo Fuli, engenheira por trás do DeepSeek?
Engenheira de 29 anos, Luo Fuli, deixou uma proposta milionária da Xiaomi para ingressar na DeepkSeek e ajudar no desenvolvimento do rival do ChatGPT
Passageiros de ônibus devem gastar R$ 29,7 bi em 2025 com supermercados
Levantamento foi realizado pela RZK Digital com 16 mil usuários de Wi-Fi social em 17 terminais urbanos; turismo, streaming e compras no varejo online também são citados como potenciais de consumo