Ibope identifica marcas por classe social
Pesquisa traça o perfil de clientes de cerca de 200 marcas do varejo encontradas em shoppings de todo o Brasil
Pesquisa traça o perfil de clientes de cerca de 200 marcas do varejo encontradas em shoppings de todo o Brasil
O IBOPE Inteligência divulgou nesta segunda-feira, 4, a pesquisa Marcas Varejistas que traça o perfil de clientes de cerca de 200 marcas do varejo encontradas em shoppings. Feito com base em 25 mil entrevistas realizadas em todo o Brasil, o levantamento mapeia o perfil dos consumidores com base em classe, idade e sexo dos consumidores.
A classe A compõe apenas 3% dos domicílios brasileiros, mas responde por 13% de todo potencial de consumo do país, possuindo uma renda familiar média de R$ 20,8 mil. As marcas que mais atraem os consumidores deste segmento são Mundo do Enxoval, PUC, Le Lis Blanc, Richards e Schutz. Já as lojas de fast fashion são as que mais atraem a classe B, com marcas como Pixole, Mercatto, Potal, Paquetá, Havan e Seller. Este perfil representa 40% do potencial de consumo do país e é o segmento com maior presença em todos os perfis de shoppings.
As famílias da classe C somam, atualmente, 49% dos domicílios brasileiros, respondendo por 31% do potencial de consumo do país. De acordo com a pesquisa, as marcas com maior penetração neste segmento são Impecável, Raquel Calçados, Torra Torra, Grippon e Narciso Enxovais. Dividida entre os grupos C1(renda familiar média de R$ 2.705) e C2 (renda média de $1.625), a Classe C2 ainda é inexpressiva, enquanto a C1 frequenta o shopping com mais frequência mas ainda consome pouco, já que a maior parte dos shoppings não têm marcas comuns entre este segmento.
Os setores do varejo mapeados foram moda feminina, moda masculina, calçado feminino, calçado masculino, artigos esportivos, roupas e artigos infantis, roupa de cama, mesa e banho e eletrodomésticos. O estudo, além de tentar entender o consumidor, tem o intuito de orientar lojistas e empreendedores na hora de compor o mix de lojas de um determinado perfil de shopping.
Compartilhe
Veja também
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025