Cielo quer estreitar relação com varejistas
Companhia reposiciona marca e aposta em linha de serviços para ir além do uso da maquininha
Companhia reposiciona marca e aposta em linha de serviços para ir além do uso da maquininha
Mirella Portiolli
20 de julho de 2016 - 12h39
A Cielo não quer ser lembrada apenas no momento de finalizar as transações na maquininha. A partir desta semana apresenta o posicionamento “Máquina de Ideias” para ressaltar a linha de produtos complementares às máquinas de cartões, que inclui seis produtos, como programa de fidelidade com o resgate de prêmios a partir de pontuações. O objetivo é estreitar o relacionamento com os varejistas.“Estamos captando insights desde nossa abertura ao mercado, em 2009, e desenvolvemos algo que vai muito além das associações frequentes feitas à maquininha, como pagamento, taxas e aluguel”, conta Duda Bastos, diretora de marketing da Cielo.
O novo posicionamento vem acompanhado de um reforço na gama de serviços, o Cielo Farol, que mapeia a frequência de consumidores no comércio e o gasto médio de cada um, e também amplia a perspectiva em relação à concorrência ao comparar os resultados de lojas similares na região. Com esses novos indicadores, os lojistas podem, por exemplo, realizar promoções e atrair fregueses nos dias da semana em que o movimento é menor.
Outro produto que deve ganhar visibilidade este ano, principalmente para os estabelecimentos no Rio de Janeiro, é um conversor que mostra o câmbio na máquina e aprova a transação em moedas estrangeiras. A companhia encerrou 2015 com 1,8 milhão de pontos de venda e o volume financeiro capturado pelos seus canais representou aproximadamente 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo a Cielo.
Nos próximos meses, a empresa também estará associada a fantasma, múmia, cupido, feiticeira e ao Frankenstein. Essas figuras serão as protagonistas da campanha “Empreendedores fantásticos” e representarão donos dos comércios, especialistas em seus ramos de atuação. A Cielo quer retratar vários tipos de varejo enquanto apresenta sua linha de serviços em mais de dez vídeos criados pela Y&R em parceria com a Wunderman, e produzidos pela Pródigo.
Em um dos filmes (confira abaixo), os personagens participam de um musical destacando as novidades da Cielo. “Impactará milhões de lojistas com segmentação via mídia programática”, diz Caio Bamberg, diretor de atendimento da Wunderman. Nas redes sociais, as figuras lúdicas terão perfis no Twitter para prestar consultoria aos clientes da empresa. É a primeira vez que a Cielo faz uma campanha com filmes simultaneamente para TVs aberta e paga e para o ambiente online. “É o nosso maior investimento e 30% desse montante foi para a mídia digital”, ressalta a diretora de marketing.
A íntegra desta reportagem está publicada na edição 1719, de 18 de julho, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.
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