Com suas consumidoras, Eudora quer chegar lá
Segunda marca mais forte do Grupo Boticário investirá R$ 100 milhões em 2018, retoma projeto de lojas às clientes finais e espera repetir crescimento em duplo dígito
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Roseani Rocha
2 de abril de 2018 - 7h30
Nesta segunda-feira, 2, terá início com teasers no digital o primeiro grande movimento de comunicação da marca de beleza Eudora em 2018 e na quinta-feira, 5 de abril, no intervalo da novela O Outro Lado do Paraíso, da Globo, começa a veiculação efetivamente da que será a primeira campanha da Talent Marcel para a marca, com apoio da R/GA no digital. As duas agências foram selecionadas em concorrência realizada em março e a própria escolha de ambas, assim como a retomada de um plano de mídia 360 graus dizem respeito a um novo e otimista momento da marca no mercado brasileiro.
Em 2018, a Eudora, segundo principal negócio do Grupo Boticário, atrás da marca-mãe – O Boticário – investirá R$ 100 milhões no que chama de “expansão da marca” que, além das ações de marketing em si, envolve canais, incluindo o relacionamento com as revendedoras, e centrais de serviços (46 lojas destinadas à força de vendas). O Grupo Boticário como um todo registrou ano passado faturamento de R$ 12,3 bilhões, crescimento de 7,5% em relação a 2016 e mais que o dobro do mercado, que cresceu 2,75%, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Também para este ano, a Eudora, que em dezembro reinaugurou sob um novo conceito sua loja de Belo Horizonte destinada ao consumidor final, pretende abrir mais quatro ou cinco unidades, no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira, com inauguração prevista para daqui a dois meses, estará no shopping Palladium, em Curitiba. “A loja de BH está indo muito bem, tivemos resultados acima do planejado em nosso business plan, mas queremos experimentar outras praças e diferentes perfis de shoppings antes de escalar”, explica Daniel Knopfholz, diretor geral de Eudora.
As lojas também dialogam com o novo posicionamento adotado pela comunicação: “Chega lá”, que busca valorizar a jornada das mulheres em busca de seus objetivos, com a contribuição da confiança que a beleza pode conferir a elas. Assim, os pontos de venda serão mais abertos e iluminados, com decoração inspirada em camarins, pois a ideia é que sejam lugares aonde a consumidora irá se preparar para encarar desafios e buscar seus sonhos. As funcionárias serão treinadas para ajudar a resolver as questões e dúvidas de beleza das clientes, funcionando como “coachs” no assunto (assim como a própria marca, de modo geral, pretende ser).
Com investimento no aumento do número de representantes na venda direta e em inovação de produtos – 30% do portfolio é composto por itens lançados nos últimos 12 meses, sendo que ano passado foram mais de 200 lançamentos – Eudora registrou crescimento médio de 40% ao ano, nos últimos quatro anos. Em 2018, ao se colocar à disposição da consumidora em sua jornada de protagonismo, a expectativa é crescer novamente em duplo dígito.
Pensamento digital no off-line
Ressaltar o percurso das mulheres para conquistar seus planos e encorajá-las a isso é o objetivo da campanha “Chega lá”. Os comerciais – com produção da Prodigo Films e Sonido – foram gravados no Rio de Janeiro e têm como estrelas as atrizes Marina Ruy Barbosa e Grazi Massafera, que aparecem individualmente e também juntas, em um dos filmes.
Com bom humor e um roteiro inteligente, elas ironizam de certa forma quem só vê o sucesso, sem pensar nos esforços feitos para chegar lá. Nas ações em digital, muitas das ideias vieram da própria dinâmica do universo de beleza na internet. Haverá, por exemplo, o “Desafio Chega Lá”, vídeos em que uma protagonista desafia a outra a fazer determinadas coisas: Claudia Leitte se maquia sem olhar no espelho e desafia Marina a criar uma maquiagem para um dia de trabalho em apenas três minutos e assim vai, promovendo a interação entre as influenciadoras da marca e a linguagem dos tutoriais de maquiagem. Ao todo, serão 15 participantes, entre as quais também estão Taís Araújo, Cacau Protásio, Ingrid Guimarães, Tatá Werneck, Bia e Branca, Gaby Amarantus e Juliana Paes. O projeto de conteúdo digital, que conta também com as participações do cabelereiro Marcos Proença e do maquiador Lavoisier Souza, têm parceria do Google. “Mais que uma campanha, temos uma plataforma para todos os nossos públicos. De consumidoras a revendedoras, queremos que todas as mulheres cheguem lá”, destaca Sleyman Khodor, diretor de criação da Talent Marcel.
Ainda em linha com o novo posicionamento, Eudora será uma das marcas patrocinadoras do Prêmio Geração Glamour – Women of the Year, que acontece em São Paulo, nesta quarta-feira, 4, celebrando “mulheres inspiradoras que brilharam em 2017”. Durante o evento, a marca também entregará o Prêmio Chega Lá Eudora, com o qual irá homenagear a trajetória de uma de suas revendedoras e de uma das funcionárias da Glamour.
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