Pizza Hut quer morder fatia maior do mercado
Rede de pizzarias inaugura uma nova fase com a WMcCann para colocar em prática plano de crescimento e chegar a 880 lojas até 2027
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Roseani Rocha
24 de abril de 2018 - 10h59
Teve início na semana passada a veiculação da primeira campanha da WMcCann para a Pizza Hut, desde que a agência, agora comandada por Hugo Rodrigues, conquistou a conta, em fevereiro. Além disso, as ações marcam o início de um novo posicionamento da marca: “A primeira e única Pizza Hut”. De forma bem-humorada, o comercial traz personagens imaginários para se referir a um atributo real e famoso de produto da Pizza Hut, a massa pan (assista ao filme abaixo). “Vamos nos apresentar como se fosse a primeira vez e sugerir encontros únicos todos os dias. Queremos que a Pizza Hut reconquiste seus clientes todos os dias”, destacou em comunicado André Marques, vice-presidente de criação da WMcCann.
As plataformas digitais também serão utilizadas, principalmente, as redes sociais, com comunicações que prometem ser inusitadas e em ações de mídia de performance, gerando conteúdos que tenham o poder de levar os consumidores para o delivery da Pizza Hut ou à loja mais próxima. A estratégia está em sintonia com os planos da marca de ampliar sua penetração e frequência dos pedidos nos dois canais de venda. Na entrevista a seguir, Renata Campos, gerente-geral da Pizza Hut no Brasil, comenta o novo momento da marca, que no início de maio passa definitivamente ao portfolio do grupo Sforza, após conclusão da negociação com a Yum Brands, e como pretende seguir num ritmo de crescimento no mercado local onde tem 180 lojas e prevê 880 até 2027.
Meio & Mensagem – Esta é a primeira campanha da WMcCann para a marca e a primeira desde a aquisição da Pizza Hut pelo fundo Sforza, do empresário Carlos Wizard Martins. Como avalia esse momento da comunicação da marca e do negócio em si?
Renata Campos – A negociação com o grupo Sforza só deve ser concluída em maio. A decisão de ajustar o parceiro de comunicação foi tomada pela Yum Brasil juntamente com o time de Pizza Hut América Latina, no fim de 2017.
O futuro de Pizza Hut, KFC e Taco Bell
M&M – Num período razoavelmente curto, a Pizza Hut trocou de agência algumas vezes (já esteve com Rae, Ref). Qual a expectativa da marca agora com a WMcCann?
Renata – Um dos pilares do negócio da Pizza Hut é a construção de uma marca forte. Apesar de a Pizza Hut estar no Brasil desde 1989, estamos agora nos estruturando para focar um crescimento forte e sustentável do negócio. E é imprescindível aumentar o conhecimento da marca e despertar nas pessoas o desejo de comer uma autêntica Pizza Hut. Nessa jornada, consistência é fundamental, tanto de parceiros como de investimentos. Por isso, fizemos um bidding no fim do ano passado para definirmos a agência que construirá o futuro da Pizza Hut no Brasil, e a WMcCann foi eleita pelos times Brasil e América Latina para criar essa parceria de longo prazo.
M&M – Sobre a campanha em si, em que emissoras o filme será veiculado? E que outras ações complementam o plano de mídia?
Renata – Temos um plano de mídia digital com presença em redes sociais, YouTube e nos principais portais. Optamos também por investir em TV a Cabo para aumentar a cobertura do plano, com veiculação na Warner, Fox, Multishow e Megapix.
M&M – O mercado ainda está em um momento de tentar deixar para trás a recessão. Como o orçamento de marketing da marca tem se comportado nos últimos anos e qual a previsão de investimento para este ano especificamente?
Renata – Nosso investimento está ancorado no faturamento da marca. Quanto mais vendermos, mais investimentos geramos para reinvestir no negócio. A Pizza Hut, apesar da recessão, teve crescimento consistente em faturamento, de duplo dígito, nos últimos cinco anos. E a previsão para 2018 também é de crescimento.
M&M – Vocês estão buscando atrair o público jovem e, ao mesmo tempo, tem parte dessas novas gerações que é muito preocupada com um estilo de vida mais saudável. Como resolver isso?
Renata – Nós da Pizza Hut amamos pizza e temos orgulho do produto que oferecemos. Acreditamos que comer pizza é um momento mágico, de celebração, seja sozinho, seja compartilhando. E o consumidor também acredita nisso. De acordo com a Associação das Pizzarias Unidas de São Paulo (Apuesp) o consumo per capita de pizza no Brasil é de 1.8 pizza por ano. É o mesmo dos Estados Unidos. Pizza é uma refeição acessível, gostosa e muito prazerosa. O estilo de vida saudável está relacionado à busca do equilíbrio entre alimentação, prática de atividades físicas, descanso adequado e também prazer. E comer pizza é, sem dúvida, um momento de prazer.
M&M – Qual o faturamento de Pizza Hut em 2017? A participação de mercado da marca? E qual a previsão de desempenho para 2018?
Renata – Não divulgamos essa informação.
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