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Marketing

Coca-Cola, Ypê e Colgate são as marcas mais escolhidas do Brasil

Em 2017, 58% das 239 marcas analisadas pelo ranking nacional Brand Footprint, da Kantar Worldpanel, cresceram em volume e metade ganhou novos consumidores


4 de junho de 2018 - 14h02

Das 239 marcas analisadas em 2017, 58% registraram alta no volume de venda (crédito: nonnie192-iStock)

Escolhida 5,8 bilhões de vezes pelo consumidor no mundo em 2017, a Coca-­Cola também foi a primeira colocada do ranking Brasil do Brand Footprint, levantamento da Kantar Worldpanel, publicado com exclusividade por Meio & Mensagem, que verifica quais são as marcas mais escolhidas pelos consumidores no País. A cada marca avaliada é atribuído um indicador chamado Consumer Reach Points (CRP), métrica que considera a quantidade de consumidores que adquirem uma marca e a frequência com que isso acontece.

A marca de refrigerante está na liderança desde 2013. A Ypê se manteve na vice­-liderança em função da atuação em categorias de alta penetração nos lares, como detergente para louça, amaciantes e sabão em pó. Já a Colgate reconquistou o terceiro lugar e se destacou por estar presente em quase 90% dos domicílios brasileiros — a média das marcas analisadas no estudo no Brasil é de 30%. No mundo, Colgate está presente em mais de 60% dos lares. Apesar de perder uma posição, Tang se manteve no topo da lista por não ter deixado de investir em inovação e ter realizado uma série de lançamentos. A grande novidade no Top 5 foi a estreia da Italac. Nissin, Sadia, Soya, Qualy e Vitarella completam o top 10 (veja abaixo o ranking das 50 principais marcas do estudo).

O ranking Brasil do Brand Footprint analisou, ao todo, 239 marcas no País no ano passado. Destas, 58% cresceram em volume e metade delas ganhou novos consumidores. “Esse é um reflexo de um cenário econômico mais positivo, pois vimos que a maior parte das cestas e categorias conseguiu se recuperar no último ano, ainda que lentamente”, diz Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel. A maioria das marcas que tiveram expansão no mercado brasileiro trabalhou bem as cinco alavancas de crescimento, de acordo com a diretora comercial da Kantar Worldpanel: aumentaram a base de compradores, conquistaram novos targets, estiveram presentes em todos os canais estratégicos para a categoria, desenvolveram produtos em segmentos que se enquadram nas novas necessidades dos consumidores e estiveram presentes em outros momentos de consumo.

No recorte da categoria de bebidas, além de Coca-­Cola, aparecem nos primeiros lugares Tang, Guaraná Antarctica, Fanta e Maratá — que mantiveram as mesmas posições da edição anterior do estudo. Um dos destaques do segmento foi a 3 Corações, marca que mais ganhou lares compradores em 2017. Os produtos da empresa estiveram presentes em 48% dos domicílios brasileiros e, nos últimos três anos (na comparação entre 2015 e 2017), conquistou 4,8 milhões de novos compradores e teve um crescimento de 28 milhões de CRPs em 2017.

No caso dos alimentos, Nissin, Soya, Vitarella, Sadia e Nescau ocupam o Top 5, com destaque para Soya, que subiu três posições no ranking. A marca esteve presente em 79% dos lares no Brasil e, nos últimos três anos, ganhou 5,2 milhões de novos compradores e registrou um crescimento de 16 milhões de CRPs em 2017.  No universo de cuidados com a casa, Ypê e Omo se mantiveram em primeiro e segundo lugares no ranking, respectivamente, seguidas por Brilhante, Bombril e Tixan. Apesar de não estar no Top 5 de beleza e cuidados pessoais — que tem, pela ordem, Colgate, Sorriso, Rexona, Palmolive e Seda —, Nivea se destacou com um crescimento de 14 milhões de CRPs em 2017 e a presença em 55% dos lares no Brasil.

Fonte: Brand Footprint 2018 – Kantar Worldpanel

* últimos 12 meses encerrados em outubro de 2016

** últimos 12 meses encerrados em outubro de 2017

Crédito da imagem do topo: takoburito-iStock

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