Os planos da argentina Todomoda para o Brasil
Dona de 600 lojas na Argentina, Chile, Peru e México, varejista de acessórios femininos, infantis e presentes foca geração Z e mães
Os planos da argentina Todomoda para o Brasil
BuscarOs planos da argentina Todomoda para o Brasil
BuscarDona de 600 lojas na Argentina, Chile, Peru e México, varejista de acessórios femininos, infantis e presentes foca geração Z e mães
Fernando Murad
4 de dezembro de 2019 - 6h00
Desde 2017 estudando o mercado brasileiro, a rede Todomoda, criada na Argentina, em 1995, iniciou sua operação no varejo brasileiro em novembro ao inaugurar lojas nos shoppings Anália Franco, Center Norte e Vila Olímpia, em São Paulo, e no Park Shopping São Caetano, no ABC. Já neste mês, a rede abriu as portas no Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto, e no Shopping Pátio Paulista, também na capital do estado. Antes, em outubro, o Blue Star Group, controlador da rede, inaugurou um Centro de Distribuição em Itajaí, em Santa Catarina.
A chegada ao Brasil faz parte do plano de expansão na América Latina, que inclui, ainda Colômbia e América Central. A rede possui 600 lojas na Argentina, Chile, Peru e México, e pretende atingir 500 unidades no mercado brasileiro em sete anos. Com mais de quatro mil produtos entre acessórios femininos, infantis e presentes, a marca aposta nas tendências de moda e nos preços acessíveis para atrair a atenção do consumidor no concorrido varejo brasileiro. Além disso, está em busca de parceiros para impulsionar o crescimento.
“Em todos países, o grupo trabalha com um sócio local com perfil estratégico, de smart money. Para o Brasil, ainda estamos em processo de mandato de M&A em busca destes parceiros”, afirma Claiton Santos, ex-Alpargatas, country manager do Blue Star Group.
Meio & Mensagem – O que motivou o Blue Star Group a ingressar no mercado brasileiro?
Claiton Santos – O Blue Star Group está em expansão internacional. Hoje, com quase 900 lojas entre suas duas marcas (Todomoda e Isadora), já está ranqueado entre os cinco maiores grupos de varejo fast fashion de acessórios do mundo. Para estar presente de forma massiva na América Latina, precisávamos do Brasil. Para isso, iniciamos o processo em 2017, com um aprofundado estudo do mercado e consumidor brasileiros, além de uma grande preparação estrutural para a abertura das primeiras lojas agora no final de 2019. Além do Brasil, temos em paralelo nosso projeto de expansão para a Colômbia e América Central. Nos próximos anos seguiremos o caminho para a Europa e outros mercados. Buscamos ser o número um no segmento nos próximos sete anos.
M&M – A marca Todomoda possui 600 lojas na América Latina e anunciou planos de ter 500 lojas apenas no Brasil nos primeiros sete anos de operação. É um plano de expansão ousado. Qual é o investimento previsto? Qual será o modelo de negócio?
Claiton – Dado que é uma operação própria, o grupo não abre dados de investimento. Neste momento, as lojas no Brasil são próprias, assim como em todos demais mercados em que atuamos, mas estamos abertos a novas oportunidades de modelos de negócio no futuro para o Brasil, que é um país com um território enorme e com grandes desafios em cada região. Em todos países o grupo trabalha com um sócio local com perfil estratégico, de smart money. Para o Brasil, ainda estamos em processo de mandato de M&A em busca destes parceiros. Temos certeza que a aceitação da Todomoda será muito positiva. Os primeiros dias de operação das quatro lojas inauguradas só vieram comprovar isso. Estamos muito contentes com a excelente receptividade.
M&M – Quais são as principais categorias de produto que a rede oferece em suas lojas e qual é o público prioritário?
Claiton – Cada uma das lojas possui mais de quatro mil produtos ativos entre todos os tipos de acessórios femininos, infantis e presentes. O forte são acessórios de cabelo, brincos, colares, itens de papelaria, bolsas, mochilas. Tudo bem colorido, com um DNA de marca muito claro, seguindo as tendências de moda e com preços acessíveis. A loja tem como foco dois públicos prioritários, a geração Z e as mães, para sua linha infantil.
M&M – Qual é a estratégia de marketing da rede para se apresentar ao público brasileiro?
Claiton – Para apresentar a marca para o público brasileiro a Todomoda está apostando em ações de digital, considerando conteúdo próprio para Instagram e Facebook, também um forte trabalho de PR com seeding para influenciadoras-chave, posts patrocinados e presenças VIP com influenciadoras em suas lojas.
Compartilhe
Veja também
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025