O Boticário sobe o tom na pauta socioambiental
Loja sustentável no Ibirapuera, ações antirracismo e criação de canal interno para acolher vítimas de violência são algumas das iniciativas anunciadas
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Roseani Rocha
25 de novembro de 2020 - 12h53
Nos últimos dias, o Grupo Boticário anunciou ações que demonstram uma aceleração em sua agenda socioambiental. No último dia 19, por exemplo, foi aberta no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, uma pop up store sustentável. A loja, que tem acesso pelo portão 10 e funcionará até 27 de dezembro, é a primeira de nove unidades feitas de resíduos plásticos que a rede abrirá no Brasil ainda este ano.
A iniciativa é resultado de uma parceria do Grupo Boticário com a Urbia Gestão de Parques, que começou a gerir o parque mais importante da capital paulista no dia 20 de outubro. A pop up tem 47,5 metros quadrados e é feita com três toneladas de plástico reciclado, incluindo paredes e piso – e para garantir que cumprisse protocolos de segurança, o projeto foi analisado e teve aval do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR). Nela, além da possibilidade de comprar produtos, visitantes conhecerão os processos de reciclagem que levaram aos materiais utilizados na loja e convidados a fazerem descarte correto de embalagens.
Entre novembro e dezembro serão abertas mais três lojas em São Paulo, duas no Rio Grande do Sul, duas no Paraná e uma no Ceará, dentro do projeto “Boti Recicla”, de logística reversa, criado em 2006.
Do ambiental para o social, O Boticário também anunciou esta semana, em parceria com a AlmapBBDO, o lançamento da série “Como ser antirracista”, protagonizada pela filósofa Djamila Ribeiro (assista abaixo ao Ep.1).
A série tem quatro episódios de cinco a sete minutos com os temas: “Racismo Estrutural e Luta Antirracista”; “Branquitude e Privilégios”; “Subjetividades Negras” e “Feminismos e Masculinidades Negras”. O programa, cocriado pela Almap e Trace, estreou ontem, durante o programa Trace Trends, às 22h30, na RedeTV, mas também será veiculado em redes sociais da marca.
Ele é uma continuação de ações em torno do tema iniciadas em outubro, quando a empresa passou a apresentar o Prêmio Sim à Igualdade Racial, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) e, depois, quando trouxe o assunto a uma de suas campanhas mais importantes do ano, a de Natal. Desta vez, ela apresenta um Papai Noel negro, tem documentário sobre a história do personagem e o ator Lázaro Ramos como embaixador para o tema.
Finalmente, neste Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, para ajudar colaboradores ou dependentes que eventualmente enfrentem violência doméstica e abusos, problema acentuado durante a pandemia, criou o canal interno “Entre nós”. Por meio dele, essas pessoas terão orientação, de forma sigilosa, sobre como lidar com a questão. Além desse canal 0800 criado, o time de Saúde da companhia – que tem 11 mil funcionários – trabalhou com a colaboração do Grupo de Afinidade Lado a Lado, no qual atuam 250 colaboradores que tratam as questões de gênero na empresa.
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