Assinar

Classes D e E agora sao a bola da vez

Buscar
Publicidade
Marketing

Classes D e E agora sao a bola da vez

Pesquisa da Kantar Worldpanel mostra que as classes D e E ultrapassaram pela primeira vez o consumo das demais fatias da população


2 de dezembro de 2011 - 8h30

A distância entre as classes sociais brasileiras está cada vez menor. Pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel mostra que as classes D e E, por exemplo, começam a ocupar o espaço que há alguns anos foi conquistado pela C. Essa fatia da população aumentou em 4,1% o consumo no terceiro trimestre, especialmente de bens não duráveis, enquanto o índice das classes A e B ficou em 2,8% e o da C não passou de 1,6%.

De acordo com informações publicadas na edição dessa sexta-feira, 2, pelo jornal Valor Econômico, pela primeira vez, as classes D e E ultrapassaram a C no volume de segmentos encontrados em mais de 70% dos lares. Dos 63 tipos de produtos pesquisados, entre alimentos, bebidas, higiene e beleza, 39 já fincaram seu espaço nas famílias com renda de até quatro salários mínimos. Desde 2002, esse grupo elevou em 85% a quantidade de produtos frequentemente adquiridos.

Colônia, pós-xampu, inseticida, xampus infantis, alvejantes sem cloro e amaciante, estão entre os itens mais experimentados hoje pelas classes D e E, o que torna esse um grupo estratégico para a estratégia de comunicação das marcas que atuam no segmento de limpeza, higiene e beleza. Em apenas um ano, o sabão líquido para lavar roupas, por exemplo, alcançou 1,9 milhão de famílias que ganham até quatro salários mínimos. Já os gastos da classe C estão voltados para viagens e eletrodomésticos, enquanto as classes A e B compram cada vez mais produtos de luxo.

A previsão é que o acesso dos grupos emergentes, agora polarizado entre as classes D e E, à novas categorias de produtos se acentue em 2012, com o aumento nominal de 14% esperado para o salário mínimo.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos

  • Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking trabalha expansão da marca Nº1 e amplia trabalho na gestão de marca e parcerias de artistas