Por mercado, Pepsi aposta em menos açúcar

Buscar

Por mercado, Pepsi aposta em menos açúcar

Buscar
Publicidade

Marketing

Por mercado, Pepsi aposta em menos açúcar

Pepsi Next chega ao mercado americano com a missão de recuperar uma parcela dos consumidores que trocaram as colas por bebidas menos calóricas


14 de abril de 2012 - 9h01

No primeiro semestre de 2011, a Pepsi realizou um teste cego com um grupo de engarrafadores da companhia. Em meio a uma seleção de refrigerantes com sabor cola, estava escondido um novo produto que, após anos de desenvolvimento, a Pepsi esperava que estivesse pronto para o lançamento. O momento da estreia chegou.

Havia bons motivos para a precaução. Quando se trata de refrigerantes com níveis intermediários de calorias, a história está cheia de tentativas fracassadas. “Há muito ceticismo quanto a estes produtos”, diz Angelique Krembs, vice-presidente de marketing da Pepsi. Ela diz que a criação de um refrigerante de média caloria e saboroso estava em pauta na companhia há muito tempo – o bastante para que a empresa reunisse uma grande quantidade de informações relativas ao produto ao longo do processo.

“O que nos deu a segurança necessária (para o lançamento) foi o teste cego com nossos engarrafadores”, diz Angelique. “Quando eles souberam que um dos produtos que haviam bebido era a Pepsi Next, ficaram entusiasmados. Esse foi o começo da jornada. E então começamos a replicar o teste cego com vendedores e consumidores em alguns mercados. Quando as pessoas provavam o produto, ficavam impressionadas."

A campanha com o slogan “Drink it to believe it” (“Beba para acreditar”) será lançada nacionalmente nos Estados Unidos em 26 de março.

A empresa espera que a Pepsi Next – um refrigerante de cola com 60 calorias e 60% menos açúcar do que a versão original de Pepsi – atraia de volta uma parcela dos consumidores que, nos últimos anos, passaram a consumir chás, águas enriquecidas ou com sabores e bebidas com apelo esportivo. A PepsiCo estima que as bebidas de cola vendam aproximadamente 90 milhões de engradados a menos por ano, contribuindo significativamente para o declínio da categoria de refrigerantes como um todo.

“Se conseguirmos trazer de volta uma parte dessas pessoas que buscam reduzir o consumo de açúcar, uma fração desses 90 milhões de engradados, teremos um negócio viável em nossas mãos”, avalia Angelique.

Ainda que a VP de Pepsi afirme que a Pepsi Next é “o produto certo na hora certa”, a história mostra que, nesta categoria, é mais fácil falar do que fazer. Em meados dos anos 90, a Pepsi lançou a breve Pepsi XL, uma cola de 70 calorias e 50% menos açúcar do que a original. Uma nova tentativa foi feita em 2004, com a Pepsi Edge. A Coca-Cola também fez a sua aposta com a C2. Ambas as marcas saíram do mercado, respectivamente, em 2005 e 2007.

Demograficamente, ao longo dos testes, a Pepsi Next se mostrou atrativa para um grupo eclético de pessoas, com uma faixa etária ampla e um número levemente maior de homens. Na maioria, são consumidores da Pepsi original que querem reduzir a quantidade de açúcar ingerida mas são resistentes em relação aos refrigerantes diet. Por esta razão, em suas embalagens e ações de marketing, a Pepsi Next realçará as palavras “menos açúcar” em vez de “menos calorias”.

“Para mim, um lançamento continua sendo um novo produto por dois anos”, diz Angelique. “Vamos acompanhar a Pepsi Next de perto (o desenvolvimento no mercado) e faremos as correções necessárias. Assumimos um planejamento de longo prazo para dar suporte a esta marca.”

Do Advertising Age
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas