Toyota lidera ranking ?verde? da Interbrand
Novamente, montadora encabeça lista das marcas que mais respeitam o meio ambiente. Na sequência, estão J&J e Honda
Novamente, montadora encabeça lista das marcas que mais respeitam o meio ambiente. Na sequência, estão J&J e Honda
Meio & Mensagem
26 de junho de 2012 - 10h30
A Interbrand acaba de divulgar o relatório Melhores Marcas Verdes de 2012, que confronta a diferença entre a prática ambiental das corporações (com base em pesquisas de consumo e dados de desempenho, avaliados pela Deloitte) e a percepção que o consumidor tem dessas práticas. Pelo segundo ano, a Toyota lidera a lista global das melhores marcas verdes, seguida, na sequência, por Johnson&Johnson, Honda, Volkswagen e Hewlett-Packard (veja lista completa abaixo).
“Sustentabilidade provou ser um aspecto estratégico e lucrativo dos negócios e um recurso para o fortalecimento da marca”, afirmou Jez Frampton, CEO Internacional da Interbrand. “É crucial que a impressão do consumidor sobre a marca esteja fortemente alinhada com o desempenho ambiental real da marca. De outra forma, os esforços da marca nessa área poderiam servir como um recurso subutilizado, ou, ao contrário, sofrer, devido às acusações de ‘lavagem verde”, complementou Frampton.
Pesaram a favor da Toyota a extensão de linha do modelo Prius, híbrido, que agora tem uma família inteira de automóveis e medidas como praticamente não ter mais aterros em suas fábricas da América do Norte, assim como construir edifícios e concessionárias sustentáveis (e que garantam a certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design).
Tiveram seus nomes inscritos no ranking verde pela primeira vez a Nissan, que tem reduzido suas emissões de carbono e criou um carregador “fácil de instalar” para carros elétricos; a H&M, varejista sueca de vestuário, que criou a “Coleção Consciente”, fabricada com materiais recicláveis”; e a UBS, que a despeito do fato de apoiar a mineração de carvão nos EUA, teve um pequeno aumento em sua pontuação de desempenho, o que a fez entrar para a lista. Já as marcas que mais melhoraram sua performance da edição passada para esta foram Danone, Ford, Starbucks e UPS.
A análise completa do ranking deixa claro que EUA, Alemanha e Japão são os países que estão à frente no que diz respeito a produção e gestão de marcas verdes.
Classificação 2012
1 Toyota
2 Johnson & Johnson
3 Honda
4 Volkswagen
5 Hewlett-Packard
6 Panasonic
7 Dell
8 Siemens
9 Danone
10 BMW
11 Cisco
12 3M
13 Apple
14 L’Oréal
15 Ford
16 Mercedes-Benz
17 Hyundai
18 Sony
19 IBM
20 Nokia
21 Nissan NEW
22 adidas
23 Coca-Cola
24 GE
25 Samsung
26 Nike
27 Intel
28 Pepsi
29 Canon
30 Allianz
31 Philips
32 Xerox
33 Microsoft
34 Shell
35 Kellogg’s
36 Starbucks
37 Avon
38 Caterpillar
39 Ikea
40 Santander
41 SAP
42 AXA
43 UPS
44 Citi
45 McDonald’s
46 H&M NEW
47 Credit Suisse
48 Nintendo
49 HSBC
50 UBS NEW
Compartilhe
Veja também
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025