O plano da Rovio para o IPO em 2013
Criadora do Angry Birds busca o mesmo sucesso com Bad Piggies e aumenta o volume de licenças ligadas aos pássaros mais famosos no mundo dos games virtuais
Criadora do Angry Birds busca o mesmo sucesso com Bad Piggies e aumenta o volume de licenças ligadas aos pássaros mais famosos no mundo dos games virtuais
Meio & Mensagem
5 de outubro de 2012 - 9h08
O novo game Bad Piggies e os licenciamentos ligados à marca Angry Birds são as principais estratégias da finlandesa Rovio Entertaiment para ancorar uma suposta abertura de capital da empresa, avaliada hoje entre US$ 6 bilhões e US$ 9 bilhões, inicialmente programada para 2013. Segundo informações do jornal Valor Econômico, a previsão é que o lançamento de Bad Piggies repita o mesmo sucesso de Angry Birds, que soma mais de 1 bilhão de donwloads e 200 milhões de usuários desde a sua chegada aos iPhones da Apple em 2009. A repercussão do jogo foi tão avassaladora que aumentou o faturamento da Rovio para US$ 100 milhões em 2011, dez vezes mais do que o valor obtido anteriormente.
Mas o vigor dos pássaros que vivem atacando porcos vem dando sinais de fraqueza na lista dos games mais lucrativos, daí a intenção da Rovio de encontrar outras fontes capazes de mantê-la no topo das vendas de jogos virtuais. Uma delas são as licenças de Angry Birds, que devem passar de 150 produtos em 2012 para 500 itens em 2013 no Brasil, incluindo lançamentos de roupas das Lojas Renner e calçados fabricados pela Grendene. Chicletes, caixa de som para iPod, fantasias, brinquedos, itens de cama, mesa e banho, utensílios de cozinha, material escolar, produtos de higiene pessoal e até ovos de páscoa também devem chegar às prateleiras no próximo ano.
A empresa responsável pela negociação do uso da marca é a Vega Brands, do Lid-Group, que tem 60% do seu faturamento gerado pela marca Angry Birds. A expectativa da Vega é que as vendas movimentem cerca de R$ 150 milhões em 2013, podendo atingir a cifra de R$ 700 milhões nos dois anos seguintes.
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