Gradiente lança linha chamada Iphone
Fabricante afirma deter a marca com exclusividade no Brasil desde janeiro de 2008
Fabricante afirma deter a marca com exclusividade no Brasil desde janeiro de 2008
Roseani Rocha
18 de dezembro de 2012 - 1h14
A Gradiente está fechando 2012 com uma notícia inusitada: o lançamento, a partir desta terça-feira 18, de uma linha de smartphones chamada Iphone.
A marca, conhecida pelos celulares inteligentes da Apple que levam a grafia iPhone no mundo inteiro, teria sido registrada no Brasil pela IGB Eletrônica S.A, companhia brasileira de capital aberto e sucessora da Gradiente S.A, que completa 50 anos em 2014. O pedido de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) teria sido feito em 2000 e concedido em 02 de janeiro de 2008, para uso até 2018.
E por que a empresa não teria usado a marca até hoje? A justificativa em comunicado foi de que “sua prioridade foi promover a reestruturação de sua operação e permitir a retomada de seus negócios”. Isso aconteceu, segundo a empresa, no início deste ano com o arrendamento e gestão da marca Gradiente pela Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD) – hoje, 40% da CBTD pertence à Holding dos Acionistas da Gradiente (HAG), criada para abrigar os dois mil acionistas da IGB Eletrônica.
A CBTD produz celulares, tablets, aparelhos de áudio e vídeo, máquinas fotográficas e monitores, e decidiu agora incluir smartphones em seu portfolio. A primeira série de celulares da “família Iphone” virá sob o modelo Neo One. O final do comunicado da Gradiente afirma:
“A Gradiente está confiante numa grande aceitação da família IPHONE pelos consumidores brasileiros, permitindo que a empresa aumente sua participação nas vendas de smartphones no País. Como a Gradiente, no Brasil, detém o registro de uso exclusivo da marca IPHONE, em telefones e respectivos acessórios, esta companhia adotará todas as medidas utilizadas por empresas de todo o mundo para assegurar a preservação de seus direitos de propriedade intelectual em nosso País”.
A Apple foi procurada pela reportagem do Meio & Mensagem e ainda não se pronunciou a respeito de que medidas pretende tomar em relação ao lançamento da companhia brasileira.
Compartilhe
Veja também
Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé
Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador
Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público
A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário