As novidades da Páscoa 2013
Associados da Abicab divulgam os lançamentos para este ano em que o setor deve manter ritmo de 2012, vendendo 80 milhões de ovos de chocolate
Associados da Abicab divulgam os lançamentos para este ano em que o setor deve manter ritmo de 2012, vendendo 80 milhões de ovos de chocolate
Roseani Rocha
29 de janeiro de 2013 - 3h53
As onze maiores empresas do setor de chocolates e confeitos ligadas à Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) apresentaram nesta terça-feira 29 suas novidades para a Páscoa 2013.
Este ano, o setor deve repetir o desempenho de 2012, que por sua vez foi igual ao de 2011: 18 mil toneladas produzidas e 80 milhões de ovos vendidos em mais de 800 mil pontos de venda Brasil afora. Os preços dos ovos devem ficar 5% superiores aos de 2012, corrigindo a inflação do período.
O vice-presidente de chocolate da Abicab, Ubiracy Fonseca, refutou o termo “estagnação”, justificando que até 2010 o setor vinha crescendo dois dígitos e está apenas se mantendo em uma base alta, especialmente, se considerados o cenário internacional recessivo, o crescimento modesto do PIB brasileiro.
O executivo também comentou a aposta forte de várias marcas em licenciamento de produtos e sobre a marcação que as autoridades têm feito sobre a venda associada de produtos infantis e alimentos. “O licenciamento é um alavancador de vendas, já que tem um caráter lúdico e estamos tranquilos porque todos os nossos associados cumprem as regras do Inmetro e da Anvisa”, disse.
Novidades das marcas
Precursora no modelo boutique, a Kopenhagen, hoje do grupo CRM, que detém também a Brasil Cacau, tem como grande destaque para a Páscoa 2013 o ovo Collection, uma edição limitada para comemorar os 85 anos da marca Kopenhagen. Serão produzidas oito mil unidades, com embalagem em veludo, cravejada de cristais Swarovski. Cada um custará R$ 299. A marca mais popular do grupo CRM, Brasil Cacau, apostou na visibilidade do Big Brother Brasil para tornar mais conhecida a marca, concorrente direta da Cacau Show. E a julgar pelos números de vendas de trufas, a estratégia, alinhavada pela agência Rae, está dando certo: antes, eram vendidas 1,5 milhão de unidades e em 20 dias de exposição da marca no programa, o volume saltou para 10 milhões. A marca terá crescimento de 160% em faturamento real.
A Cacau Show preparou 11 lançamentos entre os quais devem chamar atenção dos consumidores o Dreams, ovo feito com chocolate belga e, entre os infantis, a marca própria Bella, para meninas e licenciamentos como Carrossel e Turma da Mônica. Como ano passado, a estratégia de marketing é premiar um consumidor, através de uma promoção, mas este ano e vez de receber R$ 1 milhão em prêmio, o vencedor leva essa quantia e outros R$ 500 mil para distribuir entre três amigos. A Cacau Show espera atingir faturamento de R$ 460 milhões em 2013.
Já o sucesso obtido com a volta do chocolate Lollo ano passado (vendendo quatro vezes mais que o esperado pela empresa) fez a Nestlé lançar para esta Páscoa um ovo Lollo. A expectativa é repetir sucessos como o do Kit Kat em 2012; este continua, inclusive, como base da plataforma de comunicação da marca para a Páscoa, período em que a Nestlé espera crescimento de 5%. A empresa é atendida pela JWT e, no ponto de venda, pela New Promotion e New Momentum.
Outra grande marca do setor, a Lacta (Mondelez) venderá somente através da Americanas.com um ovo Bis de nada menos que 3 kg. Já nos licenciamentos, devem encantar a garotada um ovo Angry Birds (que vem dentro de uma pelúcia dos famosos passarinhos) e as bonecas Monster High, febre entre as meninas (nessa linha, a Top Cau apostou em miniaturas das Bratz e caixa de presentes Winx Princesas). A Lacta também se destaca por ter 37% de participação de mercado (dado Nielsen) e dois ovos como líder e vice-líder de vendas, respectivamente, Sonho de Valsa e Diamante Negro. Todos os produtos da marca tiveram as embalagens de presente remodeladas pela Narita Design.
Patrocinadora da Copa do Mundo de 2014, a Garoto está investindo R$ 200 milhões em ações de marketing que começam a se concretizar. Nesta Páscoa, a marca comercializará dois ovos da Seleção Brasileira de Futebol, assim como uma lata especial do Talento, que ganhou uma versão coco e castanha. Além disso, definiu que o Chocolate da Copa, que terá sabor e embalagem criados por consumidores brasileiros, vai ser lançado em setembro.
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos