Importados batem recorde no Brasil
Segundo CNI, produtos vindos do exterior responderam por 21,6% do consumo doméstico no País no ano passado
Segundo CNI, produtos vindos do exterior responderam por 21,6% do consumo doméstico no País no ano passado
Meio & Mensagem
4 de abril de 2013 - 5h27
Os produtos importados tiveram participação recorde no mercado brasileiro em 2012. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o coeficiente de participação de bens importados no consumo doméstico foi 21,6%. Este é o maior percentual desde o início da série histórica, em 1996. O resultado, segundo a entidade, reflete a perda de competitividade dos produtos industriais nacionais em relação aos importados.
Informática, eletrônicos e óticos, com alta de 6,4%, máquinas e materiais elétricos, com crescimento de 4,8%, farmaquímicos e farmacêuticos, com incremento de 4,6%, e máquinas e equipamentos, também com alta de 4,6%, foram os segmentos que mais se destacaram. Os números foram divulgados pela CNI na segunda-feira 4.
A participação nos insumos adquiridos pela indústria, por sua vez, que mostra o volume de importados usado na produção nacional, ficou em 23,2%, com aumento de 1,9% em relação ao resultado de 2011. Já o coeficiente de exportação atingiu 20,6% em 2012, ultrapassando a casa dos 20% pela primeira vez desde 2007. O indicador teve alta de 1,2%.
Compartilhe
Veja também
Natura usa drones com inteligência artificial para mapear Amazônia
Parceria com a startup Bioverse resultou no maior inventário florestal já feito por sobrevoo de drones na região
Como as tarifas sobre automóveis afetarão os investimentos em marketing
Orçamentos poderão ficar apertados conforme os preços aumentam e as taxas do governo Trump trazem mais incerteza para o mercado