Importados batem recorde no Brasil
Segundo CNI, produtos vindos do exterior responderam por 21,6% do consumo doméstico no País no ano passado
Segundo CNI, produtos vindos do exterior responderam por 21,6% do consumo doméstico no País no ano passado
Meio & Mensagem
4 de abril de 2013 - 5h27
Os produtos importados tiveram participação recorde no mercado brasileiro em 2012. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o coeficiente de participação de bens importados no consumo doméstico foi 21,6%. Este é o maior percentual desde o início da série histórica, em 1996. O resultado, segundo a entidade, reflete a perda de competitividade dos produtos industriais nacionais em relação aos importados.
Informática, eletrônicos e óticos, com alta de 6,4%, máquinas e materiais elétricos, com crescimento de 4,8%, farmaquímicos e farmacêuticos, com incremento de 4,6%, e máquinas e equipamentos, também com alta de 4,6%, foram os segmentos que mais se destacaram. Os números foram divulgados pela CNI na segunda-feira 4.
A participação nos insumos adquiridos pela indústria, por sua vez, que mostra o volume de importados usado na produção nacional, ficou em 23,2%, com aumento de 1,9% em relação ao resultado de 2011. Já o coeficiente de exportação atingiu 20,6% em 2012, ultrapassando a casa dos 20% pela primeira vez desde 2007. O indicador teve alta de 1,2%.
Compartilhe
Veja também
Tigre transforma tubos e conexões em peças de design
Marca promove collab com o estúdio Fahrer, que desenvolve mesas, cadeiras e outros itens produzidos com suas peças
Mari Maria e Burger King: a estratégia por trás da collab
Empresária visa explorar experiências sensoriais para se conectar com o público e entrar no mercado global