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Marketing

O banimento das bebidas ?plus size? em NYC

Anunciantes têm abordagens diferentes; alguns fazem o jogo do esperar para ver


11 de abril de 2013 - 4h11

Natalie Zmuda, do Advertising Age

Uma vez que o prazo de implementação dado pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, para o banimento da venda de refrigerantes e outras bebidas em tamanhos grandes se aproxima, os anunciantes estão reagindo de muitas maneiras.

A Dunkin’Donuts foi proativa ao deixar seus consumidores, semana passada, informados sobre as mudanças que virão a partir desta terça-feira 12, quando o banimento começa a valer. A rede começou a postar avisos e a distribuir panfletos nas lojas que informavam aos clientes que eles teriam de adicionar eles mesmos mais açúcar ou aromatizante a suas bebidas quentes grandes ou extra-grandes, assim como bebidas geladas médias e grandes. Copos grandes de chocolate quente e Dunkaccino foram eliminados, enquanto bebidas frozen estão disponíveis somente em novos tamanhos pequenos e médios.

Outros anunciantes planejam mudanças, mas não as estão promovendo ativamente. Um funcionário do restaurante Five Guys contou que os copos grandes vão desaparecer a partir de 12 de março, enquanto o McDonald’s começará a pedir aos clientes que adocem eles próprios seu café. Mas muitos dos estabelecimentos da cidade ainda parecem confusos. Em uma delicatessen próxima ao centro da cidade, por exemplo, chás adoçados de 900 ml e sodas de 600 ml ainda estavam sendo estocados em 7 de março e um funcionário não sabia se haveria mudanças nos próximos dias.

Outros anunciantes estão adotando a abordagem “senta-e-espera”, dado o fato de que a justiça ainda não se manifestou sobre uma ação judicial que tenta derrubar a proibição. A ação foi impetrada por um consórcio que inclui a Associação Americana de Bebidas, a Associação Nacional de Restaurantes e a Associação Nacional de Proprietários de Cinemas entre outros. Há poucas semanas, o mesmo grupo havia solicitado o cancelamento das mudanças.

Linda Mills, porta-voz da Starbucks, afirmou que a empresa não fará qualquer mudança quando o banimento começar a vigorar. “Há um monte de questões não respondidas, por conta dos litígios pendentes”, ela afirmou, acrescentando que a companhia acredita que a maior parte de suas bebidas estará fora do veto. Quando questionada especificamente sobre os Frappuccinos, que contêm cerca de 69 gramas de açúcar por 450 ml de bebida, Mills explicou que 60% da bebida é gelo e excluindo esse gelo o Frappuccino é considerado bebida láctea, tornando-o isento da proibição.

O banimento proíbe que restaurantes, cinemas, arenas esportivas e carrinhos de rua sob controle da cidade vendam bebidas doces em tamanhos grandes. A medida não vale para bebidas alcoólicas, sucos e bebidas à base de leite ou qualquer bebida que tenha menos de 25 calorias por 230 ml, como os refrigerantes diet e chás gelados sem açúcar. “Grande” é definido como qualquer recipiente que contenha mais de 450 ml de produto.

Tradução: Roseani Rocha

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