Caixa passa cervejas no ranking de anunciantes
Banco assumiu a terceira posição do Agências e Anunciantes atrás apenas de Casas Bahia e Unilever
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Fernando Murad
27 de maio de 2013 - 8h05
Uma combinação entre cenário econômico e disputa de mercado, com direito a uma chamada geral em rede nacional da presidente Dilma Rousseff, puxou para baixo os juros praticados pelos bancos brasileiros no ano passado. Na ponta de lança deste processo, a Caixa Econômica Federal (CEF) impulsionou sua carteira de crédito e ampliou sua base de clientes em decorrência de um investimento robusto em mídia, que também alçou a instituição às primeiras colocações no ranking Agências e Anunciantes, cruzamento dos dados do Projeto Inter-Meios e do Ibope Media.
O banco aplicou mais de R$ 676,5 milhões em mídia ao longo do ano passado, o que representou um crescimento da ordem de 58% no valor, e garantiu a conquista de duas posições no ranking. A Caixa agora aparece na terceira colocação atrás apenas de Casas Bahia, que investiu R$ 1,3 bilhão, e Unilever, que desembolsou R$ 1,1 bilhão no período analisado, deixando para trás as gigantes do setor de bebidas Ambev e Grupo Petrópolis (veja tabela abaixo).
Mais do que atender a um pedido da presidente, a redução dos juros foi uma alternativa da Caixa para atacar uma faixa do mercado ainda pouco explorada por ela (operações de crédito e empréstimo) e uma forma de ampliar o número de correntistas. E a estratégia surtiu efeito. Em 2012, 6,7 milhões de correntistas e poupadores iniciaram relacionamento com o banco, e a carteira de crédito da instituição financeira evoluiu 42%, encerrando o exercício anterior com saldo de R$ 353,7 bilhões.
A íntegra desta matéria está publicada na edição 1561, de 27 de maio, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets. O ranking completo com os 300 maiores anunciantes e as 50 maiores agências do País faz parte do especial Agências e Anunciantes que circula encartado na edição 1561.
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