Rio 2016 apresenta pictogramas dos jogos
Pela primeira vez, todos os esportes olímpicos e paralímpicos terão uma representação gráfica
Pela primeira vez, todos os esportes olímpicos e paralímpicos terão uma representação gráfica
Teresa Levin
7 de novembro de 2013 - 12h18
O Comitê Organizador dos Jogos Olimpícos e Paralímpicos Rio 2016 apresentou na manhã desta quinta-feira, 7, os 64 pictogramas que representarão os esportes que serão disputados na Olimpíadas e Paralimpíadas. Pela primeira vez na história dos jogos, todas as modalidades esportivas terão uma representação gráfica. O desenvolvimento de pictogramas é uma tradição dos jogos; os símbolos são criados para definir cada esporte através de um ícone gráfico.
“O uso dos pictogramas daqui até 2016 servirá como plataforma de comunicação para a promoção dos esportes, ativação dos parceiros e irá marcar toda a identidade visual dos jogos, o que inclui sua aplicação na decoração das instalações, na sinalização, nos ingressos, nos produtos licenciados, entre outros”, explica Beth Lula, diretora de marcas da Rio 2016.
Criação
Para desenvolver as representações gráficas dos jogos, os primeiros traços foram feitos à mão, depois da pesquisa de imagem de cada esporte. Na etapa seguinte, estes traços foram reconstruídos no computador com o encaixe das curvas das letras. Já o corpo dos atletas e os equipamentos esportivos foram construídos a partir dos caracteres ou de parte deles, num traço contínuo, com variações de espessura para dar a ideia de profundidade. Para a criação dos pictogramas paralímpicos, a equipe de designers do Comitê Rio 2016 procurou retratar a integração das diferentes deficiências dos atletas com o esporte de forma equilibrada, com naturalidade, por meio de próteses, vendas nos olhos e outras indicações.
Os pictogramas foram elaborados ao longo de 16 meses, sendo que deste tempo, cinco meses foram dedicados à validação das imagens pelas 42 federações internacionais esportivas. No total, foram criados 64 pictogramas, sendo 41 olímpicos e 23 paralímpicos.
Para o desenvolvimento destes símbolos, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 optou pela montagem de uma equipe interna. Além de designers, um grupo de 28 profissionais estiveram diretamente envolvidos no processo de criação das representações gráficas dos esportes.
Compartilhe
Veja também
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025