Black Friday: brasileiros ainda desconfiam
Pesquisa aponta que data comemorativa não caiu no gosto local. Descontos sobre preços altos e má reputação são as causas da insatisfação
Pesquisa aponta que data comemorativa não caiu no gosto local. Descontos sobre preços altos e má reputação são as causas da insatisfação
Meio & Mensagem
21 de novembro de 2013 - 11h45
Do Proxxima
A Black Friday é mais uma data comercial comemorativa importada dos Estados Unidos pelo Brasil. Neste ano, a ação reunirá ofertas em mais de 120 lojas virtuais no dia 29 de novembro. Porém, apesar de já ser considerada pelos varejistas nacionais como data importante para as vendas, a ocasião ainda é vista com desconfiança pelos consumidores brasileiros.
Segundo uma pesquisa mobile feita pela PiniOn, 32% dos brasileiros consideram que os descontos oferecidos durante a Black Friday são pouco convidativos. A empresa entrevistou 2.131 usuários de smartphones de todo o Brasil, entre 25 a 28 de outubro. E, para comprovar o desinteresse, o levantamento mostra que, do total de entrevistados, 70% não participaram das três edições passadas da ação.
O estudo revela outros problemas como: 15 % dos consumidores afirmam que não compraram por terem ouvido alguma reclamação de terceiros; 14% enfrentaram indisponibilidade de estoque; e outros 12% encontraram dificuldades na hora de fazer a compra devido a problemas no site da loja.
Descontos ideais
A pesquisa também questionou quais seriam os descontos ideais para os consumidores e o que os varejistas poderiam fazer para potencializar as vendas. Para os entrevistados, um desconto médio de 45% seria o ideal para considerarem uma compra. Já 71% deles afirmaram procurar informações com antecedência sobre os produtos que pretendem adquirir no evento.
Apesar dos problemas, 32% dos consumidores afirmaram que vão realizar alguma compra este ano. Além disso, quanto à preferência de produtos, a pesquisa revela que 47% optaram por celulares e tablets, 38% eletroportáteis e eletrodomésticos, 37% informática, 31% produtos de moda e acessórios, 30% games, 29% beleza e saúde, 26% perfumaria e cosméticos, 25% livros e 23% câmeras e filmadoras.
Compartilhe
Veja também
São Paulo FC se une a Reserva para celebrar história do clube
Coleção traz elementos que fazem referência a ícones tricolores, além de comemorar os 20 anos da conquista do último título mundial
Quais são as marcas que os brasileiros mais associam ao verão?
Pesquisa da MindMiners procurou mapear alguns dos hábitos de consumo do público nos meses mais quentes do ano