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Marketing

E-commerce: R$ 770 milhões na Black Friday

Vendas no comércio eletrônico subiram 217% na última sexta-feira, segundo o E-bit


2 de dezembro de 2013 - 4h22

A despeito do fato de muita gente ter relatado problemas para concluir suas compras na Black Friday 2013, realizada na última sexta-feira, 29, os que conseguiram chegar lá provocaram um belo salto das vendas do comércio eletrônico no País.

Segundo dados do E-Bit, houve um crescimento nominal de 217% nas vendas sobre a promoção de 2012 e a movimentação de R$ 770 milhões, o que quebrou “todos os recordes de faturamento em um único dia”.

Segundo a entidade, 1,95 milhão de pedidos foram feitos na internet, superando em cinco vezes as vendas de um dia normal e o ticket médio foi de R$ 396. As categorias de produtos mais procuradas pelos consumidores foram Telefonia/Celulares, seguida por Eletrodomésticos, Moda & Acessórios, Informática e Eletrônicos.

Pedro Guasti, diretor geral da E-Bit, afirmou, em comunicado, que a previsão inicial era de vendas de R$ 390 milhões na Black Friday, mas às 17 h a marca já havia sido batida. “Com o décimo terceiro em mãos e os descontos oferecidos, muitas pessoas aproveitaram para antecipar os presentes. O Natal, principal data sazonal do e-commerce, representa entre 15% e 20% do total das vendas do ano. Em 2013, certamente terá um peso maior por causa da Black Friday”, avalia Guasti.

Empresa que afirma ter trazido a Black Friday ao e-commerce brasileiro, a Busca Descontos, que reúne ofertas de 109 varejistas virtuais no www.blackfriday.com.br, registrou vendas de R$ 424 milhões. A empresa divulgou suas informações com base em dados da Clear Sale, que faz autenticação de vendas no e-commerce. O valor apontado é 95% maior que o movimentado em 2012. E o Busca Descontos esperava movimentar R$ 340 milhões.

O ticket médio divulgado pela Clear Sale foi maior que o do E-Bit: R$ 437, 9% maior que o de 2012 e 23% mais alto que o de uma sexta-feira comum. Enquanto na Black Friday 2012 as compras na madrugada (entre 3 h e 6 h) representaram 4% do total, este ano foram 8%.

Ainda nas análises da Clear Sale/Busca Descontos, a região Sudeste concentrou 68% das vendas, seguida da Sul e Nordeste (ambas com 12%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).

O desconto médio das ofertas registradas no www.blackfriday.com.br foi de 20% (aqui, os dados são da Sieve, especializada em inteligência de precificação no comércio eletrônico, em comparação da média dos últimos 90 dias).

Redes Sociais

Segundo a E.life, que atua em inteligência de mercado e gestão de relacionamento nas redes sociais, a quarta edição brasileira da Black Friday gerou 172.251 depoimentos em redes sociais, monitoradas da meia noite do dia 29 até 23 h do dia 1º de dezembro.

A empresa afirma que os links de promoções mais replicados foram do fã clube do cantor sertanejo Luan Santana (937 replicações) e os que divulgavam promoções das lojas Americanas (133 replicações). As lojas mais citadas foram: Colombo (17.613 depoimentos), Extra (3.362), Submarino (3.031) e Casas Bahia (664).

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