E-commerce: R$ 770 milhões na Black Friday
Vendas no comércio eletrônico subiram 217% na última sexta-feira, segundo o E-bit
Vendas no comércio eletrônico subiram 217% na última sexta-feira, segundo o E-bit
Meio & Mensagem
2 de dezembro de 2013 - 4h22
A despeito do fato de muita gente ter relatado problemas para concluir suas compras na Black Friday 2013, realizada na última sexta-feira, 29, os que conseguiram chegar lá provocaram um belo salto das vendas do comércio eletrônico no País.
Segundo dados do E-Bit, houve um crescimento nominal de 217% nas vendas sobre a promoção de 2012 e a movimentação de R$ 770 milhões, o que quebrou “todos os recordes de faturamento em um único dia”.
Segundo a entidade, 1,95 milhão de pedidos foram feitos na internet, superando em cinco vezes as vendas de um dia normal e o ticket médio foi de R$ 396. As categorias de produtos mais procuradas pelos consumidores foram Telefonia/Celulares, seguida por Eletrodomésticos, Moda & Acessórios, Informática e Eletrônicos.
Pedro Guasti, diretor geral da E-Bit, afirmou, em comunicado, que a previsão inicial era de vendas de R$ 390 milhões na Black Friday, mas às 17 h a marca já havia sido batida. “Com o décimo terceiro em mãos e os descontos oferecidos, muitas pessoas aproveitaram para antecipar os presentes. O Natal, principal data sazonal do e-commerce, representa entre 15% e 20% do total das vendas do ano. Em 2013, certamente terá um peso maior por causa da Black Friday”, avalia Guasti.
Empresa que afirma ter trazido a Black Friday ao e-commerce brasileiro, a Busca Descontos, que reúne ofertas de 109 varejistas virtuais no www.blackfriday.com.br, registrou vendas de R$ 424 milhões. A empresa divulgou suas informações com base em dados da Clear Sale, que faz autenticação de vendas no e-commerce. O valor apontado é 95% maior que o movimentado em 2012. E o Busca Descontos esperava movimentar R$ 340 milhões.
O ticket médio divulgado pela Clear Sale foi maior que o do E-Bit: R$ 437, 9% maior que o de 2012 e 23% mais alto que o de uma sexta-feira comum. Enquanto na Black Friday 2012 as compras na madrugada (entre 3 h e 6 h) representaram 4% do total, este ano foram 8%.
Ainda nas análises da Clear Sale/Busca Descontos, a região Sudeste concentrou 68% das vendas, seguida da Sul e Nordeste (ambas com 12%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).
O desconto médio das ofertas registradas no www.blackfriday.com.br foi de 20% (aqui, os dados são da Sieve, especializada em inteligência de precificação no comércio eletrônico, em comparação da média dos últimos 90 dias).
Redes Sociais
Segundo a E.life, que atua em inteligência de mercado e gestão de relacionamento nas redes sociais, a quarta edição brasileira da Black Friday gerou 172.251 depoimentos em redes sociais, monitoradas da meia noite do dia 29 até 23 h do dia 1º de dezembro.
A empresa afirma que os links de promoções mais replicados foram do fã clube do cantor sertanejo Luan Santana (937 replicações) e os que divulgavam promoções das lojas Americanas (133 replicações). As lojas mais citadas foram: Colombo (17.613 depoimentos), Extra (3.362), Submarino (3.031) e Casas Bahia (664).
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca