Chocolate como coadjuvante?
Fabricantes apostam no licenciamento de personagens e brindes de alto valor agregado para atrair consumidor para a páscoa 2014
Fabricantes apostam no licenciamento de personagens e brindes de alto valor agregado para atrair consumidor para a páscoa 2014
Meio & Mensagem
20 de fevereiro de 2014 - 11h37
Por Alisson Fernández
O brasileiro é um apaixonado por chocolate, e isso coloca o País em terceiro lugar no ranking dos maiores fabricantes do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Deverivados (ABICAB), 75% da população brasileira consome o alimento. Para as principais empresas do setor, a páscoa, além de ser uma das datas para importantes do ano, reforça a paixão do público pelo produto.
"No ano passado foram produzidas 18 mil toneladas de produtos de páscoa, e mesmo com uma economia não muito favorável, acreditamos que o grande número de turistas que a Copa do Mundo irá atrair pode movimentar o setor. Mas é difícil mensurar qual será o crescimento para 2014", declara o vice-presidente de chocolates da ABICAB, Ubiracy Fonseca.
Durante o 25° Salão de Páscoa, realizado pela ABICAB, 12 empresas apresentaram cerca de 150 lançamentos que prometem agradar até o consumidor mais exigente, porém, o que chama bastante atenção é o aumento de brindes e licenciamento de personagens do cinema e da TV para o público infanto-juvenil. Segundo a associação, o uso destes artifícios é natural e cria um momento lúdico. Afinal, o consumidor não quer apenas o chocolate, e sim, um momento diferente e único no ato de presentear com um ovo de páscoa.
"A área de licenças infantis cresce todos os anos. As empresas buscam atrelar seus produtos a personagens e brindes para atrair uma maior demanda de consumo. Este ano o público adulto também será impactado com opções mais sofisticadas. Temos fabricantes que terão cristais Swarovski em seus ovos", diz Fonseca.
A Top Cau é a campeã de licenças infanto-juvenis. Desde o ano 2000, a fabricante passou a investir neste segmento e hoje possui 60% de sua produção dedicada aos mais variados personagens. Para este ano, a empresa preparou nove lançamentos que trazem os seguintes desenhos: Meu Malvado Favorito, Frozen, Bubble Guppies, Winx Fadas, Monstros, Tartarugas Ninjas, Ariel e Transformers.
A multinacional argentina Arcor, que espera crescer 30% este ano, é o segundo player em ovos infantis com 18,5% de sua produção dedicada para o segmento. Para a páscoa 2014, além de parcerias com a Disney e com times de futebol, a marca traz o personagem Tortuguita nas seguintes versões Surpresas mágicas, bowl, pelúcia e head phone.
Já a grife de chocolates finos Kopenhagen, além dos já tradicionais produtos com a marca Disney, aposta no público adulto trazendo opções de sabores de sobremesas sofisticadas para os seus ovos. A linha Dessert inova com produtos gourmet como Nhá Benta Frutas Vermelhas e Maracujá, Creme Bruleé e Tiramissú.
Com seu portfólio renovado, a Nestlé, também dona da Garoto, chega aos pontos de venda com uma forte parceria com a Disney. A empresa adquiriu os direitos da linha Princesas, que era da Top Cau, e traz duas opções de presentes com o licenciamento para as meninas. Mas os meninos não ficaram de fora, a fabricante terá produtos com as marcas Carros, Aviões, Homem de Ferro 3 e Toy Story. Além dos clássicos ovos inspirados nos chocolates de sucesso da marca, o destaque deste ano é o ovo especial de Napolitano. Já a Garoto, que é a patrocinadora da Copa do Mundo de 2014, traz como destaque o ovo de páscoa oficial do Fuleco, mascote do mundial, e a réplica do troféu da Copa em chocolate.
A Cacau Show, que no ano passado completou 25 anos, apresenta 12 lançamento. Para o público infantil a empresa aposta no licenciamento do filme Rio 2 e na marca Capricho, voltada para as meninas adolescentes. Os adultos terão experiências mais sensoriais com os ovos Gourmet de Corte, Glamour Swarovcki e Maça do Amor.
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