Google é a marca mais valiosa do mundo
Gigante da internet supera a Apple no ranking BrandZ, produzido pela Millward Brown, sob a chancela do grupo WPP
Gigante da internet supera a Apple no ranking BrandZ, produzido pela Millward Brown, sob a chancela do grupo WPP
Meio & Mensagem
21 de maio de 2014 - 9h31
O Google superou a Apple como a marca mais valiosa do mundo, de acordo com as métricas do ranking BrandZ. De acordo com a nona edição do estudo produzido pela Millward Brown, sob a chancela do grupo WPP, o gigante da internet teve sua marca avaliada em US$ 159 bilhões, uma valorização de 40% em relação ao ano passado. Já a companhia liderada por Tim Cook viu o valor de sua marca cair para US$ 148 bilhões, recuo de 20% em relação ao período anterior – o que custou o posto de número 1, em poder da empresa há três anos.
O ranking BrandZ mede o valor de marca com base na performance de negócios e em entrevistas feitas com mais de dois milhões de consumidores no mundo todo.
“Google foi incrivelmente inovador nesse último ano, com o Google Glass, investimentos em inteligência artificial e múltiplas parcerias por meio das quais o Android passou a ser o sistema operacional de outros tipos de produtos, até mesmo carros”, afirma Nick Cooper, diretor geral da MIllward Brown Optimor. “Toda essa ação manda um sinal muito claro para os consumidores a respeito das intenções do Google. Isso coincidiu com uma queda da Apple.”
Microsoft (4º), Visa (7º) e Amazon (10º) foram outros destaques na edição 2014 do BrandZ, com crescimento na casa dos dois dígitos. Ainda que não tenham conseguido um lugar entre os Top 10, Facebook, Samsung e Yahoo também registraram evoluções significativas. A marca do Facebook valorizou 68%, estimada em US$ 35,7 bilhões. A Samsung, por sua vez, teve a marca avaliada em US$ 25,9 bilhões, alta de 21%. O Yahoo chegou aos US$ 14,2 bilhões em valor de marca, 44% a mais do que no ano passado.
O Twitter e o LinkedIn entraram pela primeira vez no Top 100 do ranking, ocupando a 71ª e 78ª posições, respectivamente.
Veja abaixo as dez primeiras do ranking e clique aqui para ver as cem melhores colocadas.
Compartilhe
Veja também
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025