10 patrocinadores que se deram bem na Copa

Buscar

10 patrocinadores que se deram bem na Copa

Buscar
Publicidade

Marketing

10 patrocinadores que se deram bem na Copa

A Adidas foi uma das marcas mais beneficiadas com o Mundial, mas a concorrente Nike também soube aproveitar o torneio


16 de julho de 2014 - 8h03

(*) Por Simon Dumenco, do Advetising Age

O que os patrocinadores oficiais da Copa do Mundo da Fifa ganharam com a associação ao maior evento do mundo? Em alguns casos, é óbvio, já que vários comerciais criados para o torneio acumularam milhões de views. No entanto, muitos desses views foram para empresas não patrocinadoras oficiais como a Nike, que aparentemente foi derrotada pela Adidas nessa métrica. Com a poeira baixando, vamos dar olhada em outra métrica de sucesso: o crescimento dos seguidores das marcas nas mídias sociais.

Para criar o gráfico abaixo, o Ad Age trabalhou com a ListenFirst, escritório nova-iorquino de estratégia e análises sociais, para examinar o crescimento no número de fãs no Facebook, de assinantes no YouTube e de seguidores no Twitter e no Instagram de grandes marcas que endossaram a Copa do Mundo de 2014. Abaixo do gráfico há mais informações.

wrapswraps

• A ListenFirst rastreou tanto o crescimento absoluto quanto o relativo. Em primeiro lugar, monitorou o crescimento médio das marcas nas redes sociais antes da Copa do Mundo para estabelecer parâmetros. Depois, o time da empresa comparou o crescimento das marcas durante o torneio com o incremento pré-Copa para chegar a média que está no gráfico.

• A Nike superou todas as empresas menos a Adidas.

• Dentre as ações mais inovadoras está o Twitter da bola Brazuca, da Adidas (@brazuca), que encerrou o torneio com quase 3,5 milhões de seguidores – dos quais 2,8 milhões passaram a seguir a conta após o início da Copa do Mundo.

• Adidas acabou sendo a marca mais comentada no Twitter durante o Mundial e, de acordo com a análise da ListenFirst, superou e muito seus companheiros patrocinadores (Coca-Cola, Sony, Visa e McDonald’s).

• “Mais do que nunca”, segundo Jason Klein, co-fundador e co-CEO da ListenFirst, a Copa do Mundo deste ano forçou as marcas a pensar além de uma única plataforma e a ter uma abordagem multicanal para engajar os fãs. Embora fosse difícil se destacar em meio a tantas hashtags, mensagens e sites especiais, surgiram campanhas marcantes em cada canal que fizeram barulho.

• Fim do jogo? “Para as marcas que colocaram milhões de dólares para atingir os fãs durante o ano da Copa do Mundo, o crescimento da base de seguidores nas redes sociais é uma importante métrica do sucesso. Afinal de contas, muito depois do último gol marcado, as marcas que ganharam um número significativo de novos fãs durante o torneio têm agora a capacidade de explorar esse público durante todo o ano", afirma Klein.

Simon Dumenco (@simondumenco) é o "Media Guy" do Advertising Age.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira