Assinar

A segurança digital e o marketing

Buscar
Publicidade
Marketing

A segurança digital e o marketing

Manter a ordem no ciberespaço também é um desafio de responsabilidade dos CMOs


24 de outubro de 2014 - 9h55

(*) Por Steve Durbin, para o Advertising Age

Com a explosão da era digital, a segurança no ciberespaço está se tornando uma das questões mais importantes para os CMOs. Para ter sucesso, CMOs devem se preparar para um cenário de ameaça, e com a ajuda dos executivos sêniores, precisam desenvolver uma estratégia proativa para proteger a companhia dos perigos à espreita.

A tecnologia digital abriu muitas portas para as empresas, possibilitando maior engajamento de marca e experiências inovadoras para o consumidor. Mas, ao mesmo tempo, também multiplicou pontos de vulnerabilidade para vazamentos de dados e roubo de informações privadas.

Com o aumento do uso, integração e interconexão de dispositivos móveis, a segurança torna-se uma questão ainda mais imperativa. Isso é vital para anunciantes que devem incorporar segurança em seus planos de estratégia de marketing e determinar como as novas soluções podem entregar insights valiosos sobre o consumidor.

CMOs são fundamentais para o crescimento digital da maioria das empresas mas, ainda assim, muitos não estão acostumados a trabalhar com CIOs e certamente não têm o hábito de colaborar com o departamento de segurança. Então como o CMO pode melhorar nessas áreas? A resposta é mais comunicação com CEO, CIO e direção.

O segredo para um bom relacionamento entre CMO e direção é a crença compartilhada em um objetivo pela empresa. Se essa sinergia entre direção e CMO não existe, assuntos complexos como segurança e gerenciamento de dados serão desafiadores.

Incorporar práticas de segurança eficazes é uma tarefa que compete à empresa inteira, e o gerenciamento é responsável pela comunicação clara, que é uma das prioridades principais. Uma das defesas mais importantes que uma empresa tem contra ameaças na rede é a cultura de segurança sedimentada, semeada entre todos os funcionários e impulsionada com treinamentos regulares, liderança e reforços contínuos.

Em caso de vazamento, CMOs ficarão à frente da crise. As empresas mais desenvolvidas sabem que uma postura de segurança robusta inclui planejamento responsável. CMOs são parte essencial dessa conversa e devem mapear uma estratégia detalhada sobre como marca, consumidor e preocupações sobre o produto serão tratados em caso de falhas. Há muitas lições a serem aprendidas de recentes vazamentos, estragos nas finanças e na reputação serão amplificados ou abafados, dependendo da eficiência da resposta.

A exploração de cenários pós-crise ajudarão a convencer CEOs e diretores resistentes sobre a importância do envolvimento do CMO com a segurança e planejamento para incidentes.

1) Manter dados seguros
Invasores estão mais organizados e seus ataques, mais perigosos. Ameaças estão mais numerosos e perniciosos, capazes de causar mais danos à reputação e lucro da empresa. CMOs precisam trabalhar com o CEO e a direção para garantir que a organização esteja preparada para lidar com esses desafios e gerenciar o impacto inevitável sobre a imagem da marca e o preço das ações.

2) Lidar com vazamento de dados
Durante a ocorrência de um vazamento de dados, há uma série de tarefas que o CMO deve fazer. Ele deve revisar qualquer comunicação planejada e envolver-se no gerenciamento da marca nas semanas por vir. Deve prover informação sobre como a crise está sendo gerenciada e como a empresa lidou com o assunto. A transparência e a comunicação ética deve estar presente – em vez de usar isso como oportunidade para fazer PR ou tentar enganar as pessoas.

3) Preparação é fundamental
Hoje, os riscos estão mais altos do que nunca, e não estamos só falando sobre informações pessoais e roubos de identidade. Segredos corporativos, infraestrutura e imagem da marca estão constantemente sob ataques. Organizações devem estar conscientes dessas tendências que emergiram, assim como precisam estar preparadas para as mudanças futuras.

O momento é certo para CMOs trabalharem com a direção e o CEO para assegurar que as empresas estejam engajadas com esses desafios. Ao fazê-lo, esses profissionais estarão aumentando seu nível de engajamento na empresa e estreitando laços com o board – dois dos principais objetivos de muitos CMOs ambiciosos.

Steve Durbin é diretor do Information Security Forum

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • As marcas de alimentos mais escolhidas nas favelas na Páscoa

    As marcas de alimentos mais escolhidas nas favelas na Páscoa

    Nestlé é a marcas mais lembrada, mais comprada e preferida, seguida por Lacta e Cacau Show, segundo Tracking das Favelas, da Nós – Inteligência e Inovação Social

  • Boticário terá camarote em show na praia de Copacabana

    Boticário terá camarote em show na praia de Copacabana

    Marca de beleza realiza promoção para levar cinco consumidores ao espaço, no dia da apresentação da cantora Lady Gaga