O papel do marketing na visão dos CEOs
23 líderes de grandes empresas projetam um 2015 difícil, mas apostam no crescimento do País em médio e longo prazo
23 líderes de grandes empresas projetam um 2015 difícil, mas apostam no crescimento do País em médio e longo prazo
Eliane Pereira
10 de novembro de 2014 - 12h34
No início deste segundo semestre, duas gigantes multinacionais do setor de bens de consumo anunciaram mudanças na sua gestão de marketing: maior anunciante do mundo, a P&G transformou centenas de executivos da área em diretores de marca e diretores associados de marca. Já a Mondelez (do setor de alimentos) instituiu o cargo de chief growth officer, ou diretor de crescimento, com responsabilidade sobre toda a parte de estratégia corporativa, marketing, vendas, pesquisa e desenvolvimento.
No Brasil, marketing e comunicação estão entre os três principais temas na agenda dos CEOs, ao lado de gestão de pessoas e planejamento. De fato, decisões sobre marcas passam cada vez mais pelas mãos do principal executivo: pesquisa realizada no ano passado pelo Grupo Troiano de Branding com 50 líderes de empresas apontou que 81% deles envolvem-se em todas ou quase todas as atividades relacionadas a branding.
Para falar sobre a importância do marketing na geração de negócios, o cenário econômico esperado em 2015 e as perspectivas de mercado no médio e longo prazo, Meio & Mensagem entrevistou líderes de 23 grandes empresas do Brasil em vários segmentos econômicos – de bens de consumo a companhias aéreas, de meios de pagamento a varejistas, passando por empresas de serviços e de tecnologia.
Veja as entrevistas do especial CEOs aqui.
A edição Meio & Mensagem Especial CEOs circula com a edição desta semana do Meio & Mensagem e está disponível, gratuitamente, para tablets iOS e Android.
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