IBM, Oracle e mais 12 na mira do Cade

Buscar
Publicidade

Marketing

IBM, Oracle e mais 12 na mira do Cade

De acordo com o Diário Oficial, o órgão investiga as empresas de TI por formação de cartel em serviços prestados ao Ministério da Educação


13 de julho de 2015 - 8h03

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) investiga 14 empresas de TI e o Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do Distrito Federal por formação de cartel no fornecimento de contratos e serviços para o Ministério da Educação. A informação foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira 10. O órgão tentava, na Justiça, utilizar provas coletas desde 2009. Uma apuração preliminar virou inquérito e possibilitou a abertura de processo administrativo contra essas empresas.

A Operação Mainframe começou em 2005 e envolveu o trabalho de busca e apreensão de provas dentro de empresas pela Polícia Federal. Na ocasião, o MEC suspeitou da licitação de um contrato de R$ 10 milhões que virou interesse de 30 companhias. O ministério acionou a Secretaria de Direito Econômico que começou a investigar as suspeitas de fraude.

Segundo o Cade, houve cartel em licitações públicas e privadas no mercado de prestação de serviços de TI em várias regiões do país, principalmente no Distrito Federal, entre 2000 e 2009. O início do cartel se deu com empresas de Brasília e um de seus sindicatos envolveu multinacionais do porte de IBM e Oracle. Ao site especializado Computerworld, a Oracle afirmou que não foi notificada sobre a investigação e irá cooperar com as autoridades caso seja questionada. Já a IBM, disse à Exame que não comentará o assunto, mas reitera seu compromisso em agir em conformidade com princípios da ética empresarial.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também