Publicidade B2B: US$ 4 bilhões em 2014
Microsoft foi a primeira colocada no ranking do Ad Age Datacenter, seguida pela AT&T e Verizon
Microsoft foi a primeira colocada no ranking do Ad Age Datacenter, seguida pela AT&T e Verizon
Meio & Mensagem
24 de agosto de 2015 - 12h34
(*) Por Kate Maddox, do Advertising Age
Os 100 maiores anunciantes business-to-business investiram cerca de US$ 4,8 bilhões em publicidade nos Estados Unidos no ano passado, um aumento de 0,9% em relação a 2013, de acordo com a análise feita pelo Ad Age Datacenter com os dados da Kantar Media.
A estimativa de investimento em mídia total do de anunciantes B2B foi de US$ 10,2 bilhões, valor estável com relação a 2013. As empresas do top 100 são responsáveis por quase metade dos investimentos no ano passado. Os dados incluem investimentos em TV, internet (apenas anúncios de display), revistas, jornais, radio e outdoor.
O investimento total em publicidade nos Estados Unidos em 2014 foi de US$ 137,8 bilhões, alta de 2%, de acordo com o estudo o Advertising Age 200 Leading National Advertisers, publicado pelo veículo em julho.
O segmento que recebeu maior aporte foi TV, com um valor estimado em U$S 2,9 bilhões em anúncios. Esse número representa um crescimento de 7,7% em relação a 2013 e 60,8% de todo o investimento em mídia.
A segunda colocada é a internet, sendo que o investimento dos 100 maiores anunciantes chegou a US$ 685 milhões, uma queda de 2,7% em relação a 2013. O meio representa 14,3% do bolo publicitário. A terceira categoria são as revistas, nas quais os anunciantes investiram US$ 585 milhões, retração de 14,4%. As revistas representam 12,2% do investimento total. Os 100 maiores anunciantes investiram menos em jornais (queda de 15,8% em relação a 2013) e outdoor (-9.7%), apesar de terem investido 7,5% a mais em anúncios em rádio.
O primeiro anunciante B2B em 2014 foi a Microsoft, que investiu US$ 232,4 milhões em anúncios. Apesar de ser a maior anunciante, a empresa investiu 19,9% a menos que no ano anterior. A Microsoft lançou uma campanha integrada em 2014 visando seus dispositivos móveis – incluindo o Lumia 635 e o tablet Surface Pro 3 – concorrentes diretos do iPhone e do MacBook Air.
“Nós somos uma marca desafiadora na categoria mobile,” afirmou Kathleen Hall, gerente geral de marca da Microsoft, em uma entrevista ao AdAge no ano passado sobre a campanha integrada. A campanha foi criada pela M:United, uma nova agência formada após a Microsoft mudar sua área criativa e de mídia para o Interpublic Group e para a DentsuAegis no ano passado.
A segunda empresa a aparecer no ranking é a AT&T, que investiu US$ 204,6 milhões, um aumento de 3,9%. Ano passado, a AT&T lançou uma plataforma de marca, "Mobilizing Your World", para mostrar como a sua rede ajuda no sucesso de empresas e consumidores. A campanha foi apresentada com um comercial na TV com um minuto de duração, criado pela BBDO Nova York, mostrando como a tecnologia da marca permite que as pessoas trabalhem juntas.
A terceira colocada é a Verizon, que investiu US$ 168,6 milhões, o que representou uma queda de 8,8%. A companhia lançou uma campanha para TV, criada pela McGarryBowen, mostrando como os clientes podem ser heróis usando a rede móvel XLTE da empresa.
As outras empresas que compõem o Top10, em ordem de investimento, são Apple, Samsung, IBM, General Electric, Intel, Staples e Deutsche.
Tradução: Mariana Stocco
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