Todos querem um ano novo neste Natal

Buscar
Publicidade

Marketing

Todos querem um ano novo neste Natal

Pressionados pelo cenário econômico, consumidores fecham o bolso e buscam ofertas, indústria e varejo tentam esvaziar estoques e todos esperam o fim da crise política e o início da retomada do crescimento


9 de novembro de 2015 - 1h07

Por Bárbara Sacchitiello e Fernando Murad

No que dependesse do job description e da boa vontade do Papai Noel, o final de 2015 seria com presentes para todo o mercado. No entanto, recessão econômica, recrudescimento da inflação, desemprego, queda da massa salarial, altas taxas de juros, desvalorização cambial e crise política mostram que muitos não se comportaram bem, e restou ao bom velhinho entregar um baita abacaxi para anunciantes, agências e mídia descascarem neste Natal.

Antecipado pela Black Friday, o principal evento do calendário comercial do País promete ser movimentado, especialmente no e-commerce, mas não será capaz de reverter o resultado do ano. Com consumidores cada vez mais críticos e agora com o poder de compra abalado, as equipes de marketing terão um desafio extra para converter a necessidade ou o desejo dos clientes em compra — e também preservar o relacionamento num momento de dificuldade.

Do lado das agências, prevalece a esperança de que o último bimestre possa dar um pouco de fôlego ao ano abatido pelas incertezas econômicas. A movimentação dos clientes para a realização de ativações, campanhas e ações promocionais para a Black Friday e Natal já começaram, mas a empolgação não deve ser a mesma de anos anteriores.

A íntegra desta reportagem está publicada na edição 1685, de 9 de novembro, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e Eletromidia

  • Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Perse prevê a concessão de R$ 15 bilhões, até 2026, em isenção de alguns impostos para empresas atuantes no segmento; algumas atividades econômicas foram excluídas do projeto