Landor avalia marcas brasileiras mais ágeis
Consultoria utilizou dados do BrandAsset Valuator Brazil e BrandZ (Millward Brown) para analisar empresas
Consultoria utilizou dados do BrandAsset Valuator Brazil e BrandZ (Millward Brown) para analisar empresas
Meio & Mensagem
24 de fevereiro de 2016 - 3h44
Skol, Itaú, Ipiranga, Bohemia, O Boticário, Bauducco, Guaraná, Porto Seguro, Riachuelo e Brastemp são as marcas brasileiras mais ágeis segundo estudo da consultoria Landor. Essas marcas atenderam ao total ou parte de seis critérios: ser focada em seus princípios, adaptável, aberta, multicanal, responsável e global.
As marcas, num grupo de 50 avaliadas, foram as que mais atenderam conceitos relacionados à agilidade. Para fazer a seleção das dez marcas no grupo a Landor avaliou o reconhecimento das marcas com base em dois estudos, o BrandAsset Valuator Brazil (BAV), da própria Landor, e o BrandZ, da Millward Brown, que mede valor da marca de acordo com desempenho de negócios e faz entrevistas com mais de dois milhões de consumidores no mundo todo.
O passo seguinte foi selecionar as que tiveram crescimento financeiro e de mercado nos últimos anos e relacionar com os seis critérios, identificando, assim, as mais ágeis nas iniciativas de comunicação e relacionamento com seus públicos de interesse.
Em comunicado, Fernando Leira, diretor geral da Landor no Brasil, define as dez marcas como aquelas que são “líderes ou referências em seus segmentos, e desenvolveram agilidade ao longo dos anos para crescer, inovar nos negócios e em seus mercados”.
Abaixo, segue a definição da Landor para cada um dos seis critérios sob os quais as marcas foram avaliadas no quesito agilidade e sua relação com algumas delas.
1. Adaptável: marcas ágeis estão dispostas a mudar e a fazer isso rapidamente. Elas entendem que o sucesso exige ser ágil ao risco e à oportunidade. A Ipiranga evoluiu de um posto de gasolina para um grande centro de serviços e de conveniência nos pontos físicos ou digitais. Hoje ambos já representam cerca de 10% da receita dos postos.
2. Focada em princípios: significa procurar novas maneiras de entregar valor e garantir relevância. A Bauducco é uma marca tradicional, apoiada nos princípios da família, artesanal, aconchego, emoção e história. No entanto, se reinventou, ampliou o portfólio e as formas de interação com mercado, deixando de ser apenas sinônimo de panetone, mas também um nome forte de alimentos forneados.
3. Aberta: marcas ágeis estão abertas a conversas e a novas ideias. Elas abrem as portas para a comunicação com clientes, funcionários, parceiros e sociedade para que tenham um relacionamento direto e ativo com o mercado. A Skol cria constantemente novas formas de se relacionar com consumidor em diversos tipos de plataformas, como o PitStop Skol; promoções que despertam atratividade, por exemplo, o Skol Summer House e Skol Vegas; a campanha Motorista da Rodada; serviços como GPS e Rádio Skol.
4. Responsável: no sentido de respeitar comunidades, meio ambiente, clientes e funcionários. Ações responsáveis solidificam conexões entre marca e consumidor. O Itaú investe de forma relevante e consistente em ações para a sociedade por meio de da cultura, do esporte, da mobilidade urbana e da educação (Leia para uma criança, Copa Mundo, Instituto Itaú Cultural, Espaço Itaú Cinema, Bikes Itaú, Rock in Rio).
5. Global: todo negócio é um negócio global, independentemente do número de países em que uma marca atua vendendo seus serviços/produtos. Marcas ágeis devem estar aptas a aprender com o mercado global e garantir que sejam relevantes às necessidades locais. O Guaraná iniciou localmente e hoje é comercializada em mais de 20 países, uma das marcas mais reconhecidas internacionalmente.
6. Multicanal: marcas ágeis trabalham em todas as plataformas. O Boticário proporciona experiências inovadoras aos públicos: consultoras, venda online, experiências exclusivas para consumidoras fiéis (espaço SPFW), Espaço Olfato no Museu Catavento, (ambiente interativo e lúdico) e Caminhão Viva Linda (loja itinerante com venda produtos, dicas, técnicas, experimentação).
Compartilhe
Veja também
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025