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Marketing

Landor avalia marcas brasileiras mais ágeis

Consultoria utilizou dados do BrandAsset Valuator Brazil e BrandZ (Millward Brown) para analisar empresas


24 de fevereiro de 2016 - 3h44

Skol, Itaú, Ipiranga, Bohemia, O Boticário, Bauducco, Guaraná, Porto Seguro, Riachuelo e Brastemp são as marcas brasileiras mais ágeis segundo estudo da consultoria Landor. Essas marcas atenderam ao total ou parte de seis critérios: ser focada em seus princípios, adaptável, aberta, multicanal, responsável e global.

As marcas, num grupo de 50 avaliadas, foram as que mais atenderam conceitos relacionados à agilidade. Para fazer a seleção das dez marcas no grupo a Landor avaliou o reconhecimento das marcas com base em dois estudos, o BrandAsset Valuator Brazil (BAV), da própria Landor, e o BrandZ, da Millward Brown, que mede valor da marca de acordo com desempenho de negócios e faz entrevistas com mais de dois milhões de consumidores no mundo todo.

O passo seguinte foi selecionar as que tiveram crescimento financeiro e de mercado nos últimos anos e relacionar com os seis critérios, identificando, assim, as mais ágeis nas iniciativas de comunicação e relacionamento com seus públicos de interesse.

Em comunicado, Fernando Leira, diretor geral da Landor no Brasil, define as dez marcas como aquelas que são “líderes ou referências em seus segmentos, e desenvolveram agilidade ao longo dos anos para crescer, inovar nos negócios e em seus mercados”.

Abaixo, segue a definição da Landor para cada um dos seis critérios sob os quais as marcas foram avaliadas no quesito agilidade e sua relação com algumas delas.

1. Adaptável: marcas ágeis estão dispostas a mudar e a fazer isso rapidamente. Elas entendem que o sucesso exige ser ágil ao risco e à oportunidade. A Ipiranga evoluiu de um posto de gasolina para um grande centro de serviços e de conveniência nos pontos físicos ou digitais. Hoje ambos já representam cerca de 10% da receita dos postos.

2. Focada em princípios: significa procurar novas maneiras de entregar valor e garantir relevância. A Bauducco é uma marca tradicional, apoiada nos princípios da família, artesanal, aconchego, emoção e história. No entanto, se reinventou, ampliou o portfólio e as formas de interação com mercado, deixando de ser apenas sinônimo de panetone, mas também um nome forte de alimentos forneados.

3. Aberta: marcas ágeis estão abertas a conversas e a novas ideias. Elas abrem as portas para a comunicação com clientes, funcionários, parceiros e sociedade para que tenham um relacionamento direto e ativo com o mercado. A Skol cria constantemente novas formas de se relacionar com consumidor em diversos tipos de plataformas, como o PitStop Skol; promoções que despertam atratividade, por exemplo, o Skol Summer House e Skol Vegas; a campanha Motorista da Rodada; serviços como GPS e Rádio Skol.

4. Responsável: no sentido de respeitar comunidades, meio ambiente, clientes e funcionários. Ações responsáveis solidificam conexões entre marca e consumidor. O Itaú investe de forma relevante e consistente em ações para a sociedade por meio de da cultura, do esporte, da mobilidade urbana e da educação (Leia para uma criança, Copa Mundo, Instituto Itaú Cultural, Espaço Itaú Cinema, Bikes Itaú, Rock in Rio).

5. Global: todo negócio é um negócio global, independentemente do número de países em que uma marca atua vendendo seus serviços/produtos. Marcas ágeis devem estar aptas a aprender com o mercado global e garantir que sejam relevantes às necessidades locais. O Guaraná iniciou localmente e hoje é comercializada em mais de 20 países, uma das marcas mais reconhecidas internacionalmente.

6. Multicanal:
marcas ágeis trabalham em todas as plataformas. O Boticário proporciona experiências inovadoras aos públicos: consultoras, venda online, experiências exclusivas para consumidoras fiéis (espaço SPFW), Espaço Olfato no Museu Catavento, (ambiente interativo e lúdico) e Caminhão Viva Linda (loja itinerante com venda produtos, dicas, técnicas, experimentação).

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