Assinar

Google é maior empresa de mídia do mundo

Buscar

Google é maior empresa de mídia do mundo

Buscar
Publicidade
Mídia

Google é maior empresa de mídia do mundo

Globo entra pela primeira vez na lista da ZenithOptimedia, em 17º lugar; DirecTV é a segunda maior e News Corp, a terceira


13 de junho de 2013 - 1h50

A pesquisa Top Thirty Global Media Owners, realizado pela ZenithOptimedia, do grupo Publicis, revela em sua edição 2013 que o Google tornou-se o maior proprietário de mídia do mundo. Apesar de ter sido divulgada nesta semana, o resultado baseia-se em receitas globais relacionadas à publicidade em 2011, cujos dados estão mais consistentes.

Na última versão da pesquisa, realizada em 2010, a gigante de tecnologia estava na segunda posição, atrás da News Corp. A empresa de Rupert Murdoch, que anunciou recentemente as novas bases de negócio, caiu para a terceira posição, superada pela plataforma americana de TV via satélite DirecTV.

Outra novidade é o aparecimento de uma empresa brasileira, pela primeira vez, no ranking: as Organizações Globo, que figuram na 17º posição. É também a segunda empresa de mercados emergentes a aparecer no Top 30 da ZenithOptimedia – a outra é a mexicana Televisa, 18º lugar. Também estrearam na lista Facebook, Microsoft, ProSiebenSat.1 (Alemanha) e Sanoma (Finlândia).

O comunicado oficial do relatório destaca a presença da Globo como prova do crescente mercado publicitário brasileiro, que deve superar o quinto lugar britânico ainda este ano. Além dela, da empresa mexicana e de poucas empresas japonesas, a maioria dos listados têm sede nos Estados Unidos ou na Europa.

Segundo a pesquisa, a primazia do Google representa a escalada digital na receita publicitária. A gigante de buscas cresceu 39% desde a última pesquisa. Ela e os outros três impérios digitais que aparecem na lista – Yahoo (15ª posição), Microsoft (26ª) e Facebook (27ª) – movimentaram US$ 49,2 bilhões de receitas em 2011, o equivalente a 63,8% de toda movimentação financeira publicitária na internet naquele ano. Só o Google foi responsável por 49% do dinheiro publicitário digital de dois anos atrás.

O relatório reforça que o algoritmo de busca do Google ainda é sua estrela, já que foi responsável por 65% de todas as pesquisas da internet naquele ano, segundo a ComScore. “A empresa não relata separadamente entre search e digital display, mas estimamos que as buscas representem cerca de 82% de todas suas receitas globais”, diz o comunicado. Segundo a ZenithOptimedia, esse montante dá ao Google fôlego para diversificar formatos em diversas plataformas, que também se tornaram lucrativas. O relatório destaca a publicidade no YouTube, mobile e até Google+ que, apesar de ter só 17% do número de usuários do Facebook, já conta com 190 milhões de visitantes únicos por mês.

Ainda que as multinacionais digitais já sejam responsáveis por 20% de toda receita publicitária dos Top 30, empresas tradicionais ainda dominam o ranking. Dos 30 proprietários de mídia globais, 22 são companhias cujo propósito principal é atrair audiência por meio de conteúdo.  

wrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Itaú e CazéTV fecham parceria para cocriação de conteúdo por 3 anos

    Itaú e CazéTV fecham parceria para cocriação de conteúdo por 3 anos

    Acordo envolve cocriação de conteúdos originais, além de presença nas transmissões da Fifa, conteúdos proprietários, branded content e novos modelo

  • Guia do Brasileirão, da Placar, tem naming rights da Betano

    Guia do Brasileirão, da Placar, tem naming rights da Betano

    Pela primeira vez na história, publicação esportiva negocia seu nome com uma marca