Porque o Spectacles do Snapchat pode fazer sucesso
Em encontro com agências e anunciantes, Snapchat anunciou formatos de mídia e se apresentou como opção para marcas e veículos que querem alcançar millenials
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27 de setembro de 2016 - 13h21
(*) Por Shally Palmer, do Advertising Age
Fãs de óculos, se animem! Suas esperanças e sonhos estão prestes a serem preenchidos pelo Spectacles, óculos de gravação do Snapchat que foi chamado de “brinquedo” pelo seu criador. Ainda que pareça simplesmente divertido brincar com eles, o objeto é uma extensão de marca muito séria para a companhia que criou conversas visuais efêmeras.
O Snapchat mudou de nome e passa a se chamar Snap Inc. O CEO Evan Spiegel, de 26 anos, tem um bom argumento para a mudança: ele quer libertar o Snapchat das câmeras do celular. O site da companhia diz que a “Snap Inc é uma companhia de câmeras. Nós acreditamos que reinventar a câmera representa nossa maior oportunidade de melhorar a forma como as pessoas vivem e comunicam. Nossos produtos dão as pessoas o poder de se expressar, viver o momento, aprender sobre o mundo e se divertirem juntas.”
A especulação sobre o Spectacles
Assim como versões anteriores de óculos que gravam vídeos, o Spectacles parece um par de óculos comum, com uma câmera de 115º graus posicionada próximo aos olhos – então todos os vídeos são feitos a partir do ponto de vista do usuário. Mas diferentemente de uma GoPro ou a câmera do smartphone, você não precisa se preocupar com a experiência enquanto segura uma câmera na frente do seu rosto. Basta pressionar a parte lateral do Spectacles para iniciar uma gravação de dez segundos, e automaticamente transferir o vídeo para a seção de memória do Snapchat, onde você pode decidir se vai usá-lo ou deletá-lo, como preferir.
Estamos prontos para um novo comportamento de gravação?
A habilidade de gravar manualmente o que vemos era a única coisa legal sobre o Google Glass. Infelizmente, para os usuários do Glass (ultimamento conhecidos como “Glassholes” por serem pretensiosos ao usá-lo em público), o Google não fornecia um software convincente e satisfatório para processar e distribuir as fotos e vídeos com os óculos. O design construído para o Spectacles resolve este problema de forma prática.
A Snap Inc. não revelou muitas informações sobre o Spectacles, exceto que estará disponível nos próximos meses. Mal posso esperar, mesmo que a maioria de nós possa apenas “brincar” com ele, como disse Evan Spiegel. Ainda que um anel iluminado em volta da câmera avise as pessoas que elas estão sendo gravadas, após uma “certa idade”, você não vai ser só considerado pretensioso, mas também um esquisitão.
Uma nova gramática para conversas em vídeo
A síndrome de vídeo vertical (VVS) era uma questão há alguns anos atrás. O pessoal old school teve dificuldade para entender por que quase todas as fotos feitas com smartphones eram no estilo retrato. A ideia de que as pessoas iriam propositalmente fazer um vídeo na vertical trouxe comparações dizendo que a situação era tão desastrosa quanto a “morte da língua inglesa” devido a abreviações das mídias sociais.
Ao longo dos últimos anos, algumas coisas interessantes aconteceram. As fotografias e vídeos feitos em forma de retrato vertical se tornaram senso comum, a posição da câmera (o braço totalmente estendido para uma selfie) e as escolhas de composição ergonomicamente impostas criaram novas regras para a “gramática do vídeo”, e o Snapchat foi um condutor poderoso desta evolução.
O Spectacles grava imagens no ângulo de 115º, em um formato circular. Essa decisão tecnológica vai fazer com que as imagens apareçam mais próximas à maneira com que percebemos o mundo. Isto traz a questão: essa nova forma de capturar imagens em 10 segundos vai gerar outra revolução na gramática do vídeo? Ainda é muito cedo para dizer, mas se o Spectacles for tratado como uma extensão do Snapchat, e não como um brinquedo, não vai demorar até que videoclipes e comerciais de TV comecem a imitar ou simplesmente usar esse modelo.
A singularidade não está tão próxima
O Google Glass falhou por tantas razões (uma delas era o preço de 2 mil dólares) que é impossível fazer comparações reais. Mas uma das questões mais decisivas do Google Glass também vai existir com o Spectacles. Muitas pessoas normais vão sentir que o objeto invade sua privacidade. Enquanto para os seguidores do escritor futurista Ray Kurzweil, 2040 é o prazo máximo para que humanos e máquinas evoluam para trans-humanos, muitas das pessoas vão apenas ficar incomodadas que alguém possa fazer um vídeo infeliz sem seu consentimento.
Não há saída para isso. Algumas objeções vão ser culturais e outras comportamentais, mas de qualquer forma, haverá um grande crescimento da aceitação dos pseudo-indivíduos-trans-humanos-com câmeras.
Parabéns à Snap Inc.
A atitude de Evan Spiegel, de levar o Spectacles rapidamente ao mercado “porque é divertido”, deveria ser uma lição para todos os CEO’s. Parabéns a toda a equipe da Snap Inc. E a propósito, eu gostaria de comprar 50 óculos para distribuir como presentes de Natal.
Shelly Palmer é presidente e CEO da Palmer Advanced Media, uma consultoria de estratégia e desenvolvimento de negócios
Tradução: Karina Balan Julio
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