O que evoluiu em tecnologia audiovisual
Inovações apresentadas durante a NAB Show 2017, em Las Vegas, incluem VR, drones para produções aéreas, robotização e câmeras de 8K compactas
Inovações apresentadas durante a NAB Show 2017, em Las Vegas, incluem VR, drones para produções aéreas, robotização e câmeras de 8K compactas
Luiz Gustavo Pacete
27 de abril de 2017 - 10h45
Formas autônomas de captação, realidade virtual e bots na exibição de anúncios. Essas são algumas das tendências apresentadas na NAB Show 2017, que ocorreu nesta semana em Las Vegas, Nevada. A feira reúne tecnologias voltadas à captação, produção e distribuição de conteúdo. De acordo com Fernando Hessel, CEO do Canal 24 Horas e diretor-geral do SBT Tocantins, que esteve presente no evento, o Brasil ainda está distante de outros mercados quando o tema é a transição do analógico para digital o que, de certa forma, faz com que nem todas essas ferramentas possam ser usadas por aqui. “Por demandar investimentos, essa transição está sendo lenta e isso prejudica que o mercado brasileiro avance em termos de tecnologia para TV. Ou seja, quando estivermos 100% digital é bem provável que muitas dessas tecnologias já não existam”, diz Hessel. A pedido de Meio & Mensagem, ele separou seis destaques do que esteve em pauta na NAB Show.
Curiosidade nos Ares
Diversos expositores demonstraram no evento modelos de drones para produções aéreas. A tecnologia tem gerado discussões sobre a regulamentação do espaço aéreo para a utilização de pequenos aparelhos. Uma das empresas presentes, a Dynamic Perspective demonstrou seus módulos de suporte de câmera aéreas chamado DynaX5. O uso de helicóptero deve entrar naquele hall de processo com tempo limitado de sobrevivência pelo alto custo de operação e também pelo surgimento de equipamentos voadores não tripulados com captação de imagens em tempo real com estabilidade e ótima qualidade. Acredito que esta empresa foi bastante infeliz em levar uma máquina desse porte para a feira onde tudo converge para a otimização.
Realidade Virtual
Diversos fornecedores estão investindo em melhorias de captações em 360º e realidade virtual. O que antes parecia apenas uma diversão do público comum agora tornou-se uma ideia de futuro com o uso desta ferramenta para o jornalismo. O objetivo é levar ao público consumidor de conteúdos o realismo que gira em torno de uma cobertura noticiosa. Sempre fui a favor de levar o telespectador ao local dos fatos. Quanto mais ele ficar inserido como testemunha da informação é melhor para que compreenda ou até critique o conteúdo.
Internet Protocol
Todos os processos de transmissão de produções televisivas são em sua maioria em IP (Internet Protocol). Na última NAB havia uma forte tendência nesta forma de emissão de conteúdo. Neste ano, não existe mais discussão sobre o tema. Houve uma quebra de paradigma da utilização de condutores analógicos como cabos e ondas de frequências pelas redes de internet. Não há como relutar neste novo cenário. O Brasil em breve chegará a um nível que barateia consideravelmente o custo de produção. Mas, para que isso aconteça é importante que as operadoras invistam mais em altas velocidades de banda larga.
Câmeras Compactadas
São pouquíssimas as câmeras de grande porte. O destaque vai para câmeras de 4K e 8K que cabem na palma da mão. É um tema muito discutido por profissionais do ramo em nosso país. Existe a falsa impressão que as câmeras maiores produzem com maior qualidade. Talvez isso aconteça muito mais pela impressão inconsciente de poder em operar um equipamento que chama atenção pelo tamanho, mas, é preciso ficar atento ao resultado das compactadas que superam em muito esta barreira dando maior qualidade ao cinegrafista.
Robótica de Exibidores
Atualmente, os novos sistemas de exibidores de comerciais de TV são totalmente automatizados dispensando o trabalho de um profissional dedicado a operação do sistema. É possível efetuar a programação e de um mês inteiro e efetuar apenas manutenção de ingestão de novos conteúdos publicitários. Outra tendência é o armazenamento destes conteúdos através de nuvens que dispensam HD de arquivo e processamento destas mídias. É possível até mesmo controlar uma estação de televisão através de um celular ou tablet. Existe um medo da classe principalmente dos radialistas na substituição de mão-de-obra. Sou totalmente contra a este estigma, pois o mundo das comunicações se aperfeiçoa e o profissional tem a obrigação de acompanhar esta evolução.
Transmissão Digital
Existem fornecedores de transmissores de TV digital atendendo o mercado internacional, mas com pouca ênfase e discrição. É sentido o descarte gradativo desta tecnologia e ferramenta substituída pela própria internet; muito provocada pela cultura da nova geração que busca conteúdos mobiles. A transmissão digital já nasceu falida no Brasil. A ideia da interatividade foi morta com a velocidade crescente do negócio internet.
One Touch Múltiplas Cenas
A centralização de várias funções em apenas um toque – este é o conceito permeado em toda a feira da NAB 2017. Uma das empresas mais procuradas foi da Livestream que apresentou ao mercado a câmera MEVO que permite múltiplos planos de enquadramento com apenas uma câmera ultra-compacta 4K. Através de uma única fonte de captação é possível fazer vários cortes desde um show musical, debate até um jogo de futebol. Uma ferramenta que também possibilita a transmissão via wifi do áudio e vídeo com streaming para rede social. Talvez este recurso seja a síntese daquilo que foi demonstrado na NAB. Uma captação com qualidade ligada diretamente a internet em tempo real.
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